Início Notícias Brasil está oficialmente saindo da recessão; PIB teve crescimento de 9,47% no...

Brasil está oficialmente saindo da recessão; PIB teve crescimento de 9,47% no terceiro trimestre

548
Foto: divulgação

Por Revista Oeste

O Brasil está oficialmente saindo da recessão, afirmou nesta sexta-feira, 13, o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Para o ministro, o governo tem cerca de um ano e meio para transformar a retomada da economia em crescimento sustentável. Ele destacou que sua “hipótese de trabalho” é que as contaminações pelo novo coronavírus estão em queda e que a “vacina está chegando”.

“Em vez de uma onda de consumo, em uma forte recuperação cíclica, o desafio é transformar isso na ampliação da capacidade produtiva”, disse o ministro ao participar do Encontro Nacional do Comércio Exterior.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira, mostrou crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve expansão de 1,29%.

Empregos

Guedes ressaltou que o país criou 300 mil empregos em setembro. Segundo o ministro, o “ritmo está tão forte que talvez seja difícil manter” a criação de emprego nesse patamar.

Teto de gastos

O ministro da Economia voltou a defender o controle das contas públicas, por meio do teto de gastos. “Não vamos aumentar impostos, então precisamos do controle de gastos”, disse.

Servidores públicos

Guedes destacou ainda que os servidores públicos “aceitaram com patriotismo” o congelamento de salários neste ano e em 2021 como contribuição para o enfrentamento da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here