Início Notícias Consultório da Arari: Especialista explica importância de uma alimentação saudável em época...

Consultório da Arari: Especialista explica importância de uma alimentação saudável em época de pandemia; ouça

515
Foto: reprodução

O nutricionista esportivo Mateus Goiana atende na Clínica Ter + Saúde em Araripina e participou do “Consultório da Arari” nessa terça-feira (29)

Por Cidinha Medrado

Uma imunidade fortalecida oferece maior proteção contra doenças e tudo está ligado à alimentação. O fortalecimento do sistema imunológico é ainda mais importante nesta época de pandemia, pois a Covid-19 é uma doença que ganha força em um paciente com imunidade baixa.

O nutricionista esportivo Mateus Goiana, explicou nessa terça-feira (29), na Rádio Arari FM, a importância de uma alimentação saudável, ele disse que ela é a linha de frente na prevenção e que o principal objetivo de uma alimentação equilibrada é oferecer ao organismo os nutrientes necessários para manter a saúde, como nas proteínas, minerais e vitaminas.

“Estes nutrientes garantem o bom funcionamento que refletem no fortalecimento do sistema imunológico. Considerando o cenário da pandemia devemos ter uma atenção redobrada com nossa alimentação, visto que ela contribui diretamente com o aumento da disposição, da auto estima, diminuição do estresse e da ansiedade”, explicou Matheus.

Desde início da pandemia muita gente continua em casa apreensivo e não se sente a vontade para circular mesmo que as regras decretadas por governantes tenham se tornado menos exigentes, as pessoas estão sem fazer exercícios e sem trabalhar aumentando o nível de ansiedade.

“Por isso que uma imunidade forte também vai contribuir diminuindo está ansiedade e aumentando a qualidade do sono, além de prevenir diversas doenças entre outras, a anemia, hipertensão, diabetes, problemas renais. Como a gente sabe, o vírus é bem mais cruel com as pessoas que já tem alguma doença pré-existente”, avaliou o nutricionista.

Para Matheus, é preciso continuar agindo na prevenção e buscando orientações em nutrição, já que o sistema imunológico se fortalece por meio de uma alimentação variada e rica em nutrientes, a alimentação tem que ser ariada, pois não existe um alimento que seja totalmente capaz de deixar uma pessoa imune de vírus e bactérias ao máximo.

“Uma grande variedade de frutas e legumes, quanto mais colorido, melhor. Aumentar a ingestão de fibras e alimentos integrais e aumentar a ingestão de água, já que moramos em uma região quente”, disse ele.

Sobre os alimentos industrializados, o nutricionista reforçou porque podem ser evitados, assim como os embutidos, os alimentos com gordura saturada, mas aumentar a ingestão de nutrientes que contribuem com a melhora da reposta imune ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças.

“Existem nutrientes fáceis de encontrar para essa resposta do sistema, como a vitamina C, das frutas cítricas como acerola, laranja, limão, vitamina A presente na cenoura, na batata doce, a vitamina E que é um poderoso antioxidante encontrada nós vegetais como a couve, o brócolis, o azeite de oliva, no abacate, os minerais do amendoim como o zinco e na castanha de caju”, comentou.

Importante frisar que as quantidades adequadas são individualizadas para cada pessoa, cada uma tem sua necessidade individual com suas preferências alimentares, o nutricionista é responsável por criar um planejamento alimentar respeitando essas individualidades.

Sobe os polivitamínicos, Matheus disse que devem ser orientados pelo médico ou nutricionista. Já que não existe que nenhum evidência que quantidades extras de qualquer vitamina mineral melhora a imunidade.

“Para isso, deve ser primeiramente investigado se você tem algum carência para fazer essa suplementação. Lembrando que sem necessidade ela pode se prejudicial ao organismo, porque algumas vitaminas em excesso podem ser tóxicas levando a um quadro que se chama de hipervitaminose”, explicou.

Uma alimentação balanceada é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários, segundo Matheus Goiana. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here