Início Notícias Consultoria na área de educação em Araripina surgiu em 2009; confira a...

Consultoria na área de educação em Araripina surgiu em 2009; confira a história da WEJ

615

A vida não têm muito significado se a gente não se realiza. Realizar-se é mais que garantir satisfação na área profissional. Pois se você não consegue tirar realização do próprio trabalho, a vida fica sem significado (Gasparetto, 1998, p. 99).

Foi diante desse pensamento, em Março de 2009, a exatos dez anos que a Professora  EVA MARIA OLIVEIRA, carinhosamente conhecida por “Tia Eva”, resolveu realizar seu sonho em desenvolver atividades de apoio a melhoria da qualidade da educação na Região do Araripe.

A ideia de criar uma consultoria na área de educação surgiu em 2002, quando a Profª. Eva participou de um curso de Gestão de Pessoas promovido pelo SEBRAE, o facilitador sugeriu que estabelecessem metas para os próximos 10 anos. Enquanto professora, sempre pensou na melhoria da educação através da formação dos professores, que era muito deficiente, pois na região não tinha equipe capacitada para tal atividade, e precisavam se deslocar para capital ou contratar formadores de outras localidades, que nem sempre atendiam as nossas necessidades. Sendo assim, estabeleceu como meta criar uma consultoria com profissionais da região que pudessem enfrentar estes desafios e trazer melhorias significativas para uma região tão carente culturalmente e economicamente.

O fato de ser mulher, mãe, esposa e pedagoga a incentivou bastante a abrir seu próprio negócio. No entanto, alguns familiares, amigos e conhecidos, não deram crédito, tentaram convencer de que não daria certo, alertando que não iria durar, perguntando: “quem iria comprar cursos e palestras a uma professora do sertão?”. Mas, de que me valeriam estes conselhos se eles nunca tentaram? Tomou a iniciativa, foi à busca de inovação para a área em que atuava.

A WEJ Consultoria começou somente em março de 2009, enquanto empresa, tendo como missão   desenvolver atividades educacionais para instituições públicas, privadas promovendo ações inovadoras voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Recebeu esse nome em homenagem a seus filhos, onde todos os nomes iniciam com estas letras.

Inicialmente o escritório da WEJ, funcionava na garagem de sua residência. Em um pequeno espaço com um computador, impressora, um birô e uma pequena biblioteca.

No entanto, em Janeiro de 2010, fomos surpreendidos, com fortes chuvas, onde sua residência foi completamente alagada com mais ou menos 1,5m³ de água por cômodo da casa, causando prejuízos como: a derrubada de paredes, portões, danificação dos muros e a perca total da biblioteca, espaço de trabalho ali existente e móveis. Era como se fosse uma provação, testando até onde ia sua determinação, coragem e força para mudar. Era mais um desafio a ser superado, no entanto, não nos intimidamos, procuramos nos fortalecer enquanto equipe. Nas palavras da prof. Eva Oliveira: “Em nenhum momento pensei em desistir, pois tenho muita fé, e sei que uma pessoa especial está comigo até hoje e não me abandona em nenhum instante – DEUS! Com isso, controlei-me, e agradeci pelo acontecido, pois me fez abrir os olhos, para que não me acomodasse por ali, na minha zona de conforto, e ir mais além”.

Em maio 2010, mudou o escritório da WEJ Consultoria para um prédio alugado, um pouco afastado do centro, mas de fácil acesso e localização. Era um espaço pequeno, porém aconchegante, de apenas um cômodo, onde dividimos em três partes: a Recepção, onde atendíamos os nossos clientes e usuários, a sala de trabalho, onde preparávamos nossos materiais para as aulas e capacitações e um espaço para reuniões e fechamento de negócios. Melhoramos nosso acervo bibliográfico e compramos mais equipamentos de multimídia.

Em 2012, mudamos para um novo ambiente, no centro da cidade. Era uma casa muito ampla, com espaço ideal para as nossas atividades: recepção, sala da diretoria, reprografia, tesouraria, sala de aula, biblioteca, cozinha, almoxarifado e espaço para eventos.

Atendendo a solicitações de nossos clientes/alunos, e visando reduzir custos com alugueis de salas de aulas para realização de cursos, oficinas, palestras. Mudamos novamente de prédio em Fevereiro de 2016. Local em que além dos setores essenciais da empresa – recepção, sala da diretoria, reprografia, tesouraria, cozinha, almoxarifado e espaço para eventos – comporta ainda 03 salas de aulas, para supri nossa necessidade de espaço.

A meta para 2019/2022 é investir num projeto arquitetônico de construção do prédio onde funcionará a WEJ dos sonhos, e assim poder oferecer serviços de qualidade e um espaço projetado para receber as pessoas mais importantes do nosso trabalho: Colaboradores e Clientes.

Contamos atualmente com mais de 100 profissionais cadastrados como prestadores de serviços nas áreas de educação, serviço social e saúde.

Durante estes dez anos de atividades foram realizadas diversas consultorias e assessorias educacionais para Prefeituras, Instituições de Ensino, Programas, Projetos Sociais, Auto Escolas, entre outros, através da:

  • Promoção e Realização de Formações Continuadas, Semanas Pedagógicas, Congressos, Fórum, Audiências Públicas, entre outros.
  • Organização e realização de Eventos Educacionais (Palestras, Seminários, Campanhas, Minicursos, Feiras Educativas, Workshops, etc.).
  • Cursos Profissionalizantes, destacando os principais: de Artesanato em E.V.A. Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Curso de Elaboração de Projetos, Curso de Libras, Curso de Língua Portuguesa, Curso de Matemática Básica, Curso de Recreação Infantil, Curso Técnicas Laboratorial em Gesso, entre outros.
  • Curso Preparatório para Concursos, Vestibulares e ENEM;
  • Curso Preparatório para o Supletivo;

Através da parceria com Instituições de Ensino Superior, a WEJ oferece:

  • Cursos Técnicos
  • Cursos de Licenciatura e Bacharelado
  • Cursos de Pós-Graduação

Como reconhecimento pelos resultados positivos, enquanto empresa em 2010 e 2011 fomos contemplados com o prêmio empreendedores do ano. E em fevereiro de 2012, fomos certificadas como finalista da Etapa Estadual do Prêmio SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS 2011, onde foram avaliadas 191 empresas, e a WEJ Consultoria foi classificada em 3º lugar entre as 13 melhores do Pernambuco. Em 2013, fomos indicados e tivemos a história da WEJ Consultoria publicada no livro da 9ª Edição do Prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco.

Fomos contemplados novamente com o prêmio empreendedores do ano em 2014, bem como recebemos, no referido ano troféu de parceiros do ano do Sesc Ler Araripina, que completou 10 anos de serviços prestados na área educacional. Em 2015, fomos vencedoras da etapa estadual, na categoria Serviços de Educação, do Prêmio MPE Brasil, prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, e em 13 Abril de 2016 participamos da etapa nacional do referido prêmio, e ficamos entre as seis finalistas na mesma categoria. Este reconhecimento consolida a certeza de que estamos no caminho certo. Sim nós podemos.

É com muita alegria e satisfação que comemoramos nossos 10 anos de WEJ Consultoria.

A equipe WEJ Consultoria agradece a todos – alunos, professores, parceiros, fornecedores e público em geral por acreditarem e confiarem em nossos serviços. E parabeniza principalmente o esforço de nossos colaboradores no constante empenho em trabalhar de forma séria colocando o fator qualidade como um ponto indispensável para alavancar o sucesso.

#Estamos em festa e você faz parte dessa grande comemoração!  (Fotos: divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here