Início Notícias Audiência Pública apresenta Complexo Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão

Audiência Pública apresenta Complexo Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão

932
Foto: reprodução

Nessa quinta-feira, dia 11, está sendo realizada uma audiência pública de apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental do Complexo Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão. A audiência ocorre no formato hídrido, sendo transmitida pela internet, mas conta também com pontos de apoio em Araripina, Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões. Além de Marcolândia, onde a audiência será transmitida apenas no modo online.

A área de estudo do projeto Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão contempla o território dos municípios de Araripina (PE), Betânia do Piauí (PI), Curral Novo do Piauí (PI), Marcolândia(PI) e Simões (PI). O ponto de conexão elétrica do empreendimento será feito a partir de uma subestação coletora 34,5 / 500 kV a ser implantada na área do complexo eólico. A conexão ao SIN poderá ser realizada através de uma Linha de Transmissão de 500 kV com aproximadamente 49 km de extensão até a SE Curral Novo do Piauí II.

O projeto está na fase da Licença Prévia, quando são apresentados e analisados os estudos ambientais exigidos pelo órgão estadual. Neste momento não é permitida nenhuma intervenção na área de estudo. Somente após a emissão da Licença de Instalação é possível o início das obras. Após a conclusão da implantação, será solicitada a Licença de Operação, para que o empreendimento inicie a geração de energia.

FASE DE IMPLANTAÇÃO
A fase de implantação do Complexo Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão terá duração de aproximadamente 24 meses, contados a partir do início das obras, após a emissão da Licença de Instalação do empreendimento. As obras se resumem à adequação de acessos externos, instalação dos canteiros de obras, usinas de concreto, pátios de estocagem de material, abertura de acessos internos, fundação e montagem dos aerogeradores e construção das subestações.

ESTRUTURA DO EMPREENDIMENTO
O arranjo geral da fase de obras para implantação do Complexo Eólico Araripe IV e Linha de Transmissão é composto pelas seguintes estruturas:

. 10 Parques eólicos, composto por 8 praças de aerogeradores cada;
. 02 Canteiros de obras;
. 01 Pátio de Estocagem;
. 01 Usina de Concreto;
. 01 Subestação Coletora;
. Acessos internos e externos (extensão de 70,07 km);
. Redes de Média Tensão (52,6 km de rede em 34,5kV).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here