Início Notícias Ato grandioso, mas com cara petista. Lula crítica até Dom Pedro

Ato grandioso, mas com cara petista. Lula crítica até Dom Pedro

913

Ex-presidente disse que quando assumiu o Governo começou a pensar na Transposição por causa de Miguel Arraes.

Por Magno Martins / Foto: reprodução

O ex-presidente Lula foi festejado por uma multidão na tarde deste domingo em Monteiro PB, provavelmente acima do que esperava. Com raras exceções, quem compareceu tem o DNA petista, foi mobilizado pela CUT ou o MST. “Nem Frei Damião juntava tanta gente”, resumiu Antonio de Pádua, do movimento sindical. Ele contou que mora em Picuí, na Paraíba, e consegui presenciar o ato porque foi um dos convidados do prefeito, o único do PT eleito naquele Estado.

O local do primeiro evento, no canal da Transposição, onde Lula plantou uma árvore, virou um verdadeiro formigueiro humano. Homens, mulheres e crianças disputavam um local em que pudesse ver o ex-presidente. “Eu deixei meus filhos com o vizinho e vim. Não podia faltar”, contou a doméstica Maria Oliveira, de Sertânia, cidade vizinha, de onde vieram centenas de pessoas num esquema de transporte montado pelo PT e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Para ela, Lula é o pai não apenas da Transposição, mas dos pobres. “Tudo que o pobre conseguiu foi graças a ele”, afirmou.

Lula

No início da sua fala, o ex-presidente Lula (PT), ao explicar as razões de ter assumido o projeto da Transposição, criticou desde Dom Pedro, que não vendeu a última moeda para tirar a ideia do papel, até os seus antecessores, que prometeram e não fizeram.

Lula disse que quando assumiu o Governo começou a pensar na Transposição por causa de Miguel Arraes, que também sugeriu a ferrovia Transnordestina.

O ex-presidente fez um alerta, em seu discurso, ao futuro da Transposição. Para ele, a água chegou, mas o povo tem que cobrar do Governo as medidas para a água chegar até a casa dos mais necessitados. “Esta obra tem uma função social, que é matar a sede do povo. Não é para botar uma bomba lá e usar a água para irrigar e ganhar dinheiro”, afirmou. Lula alertou ainda para a paralisação do segundo trecho, o Norte, que estava sendo retomado por Dilma, mas acabou impedida por ter sofrido um golpe, segundo ele.

Dilma

A ex-presidente Dilma disse que a obra, que “lava a alma dos nordestinos”, só saiu por determinação do ex-presidente Lula e porque ela teve a determinação de dar continuidade.

Aproveitou para fazer um desabafo sobre o impeachment. “Até as pedras sabem que não cometi nenhum crime de responsabilidade”, disse, referindo-se aos seus algozes de golpistas. Dilma disse ainda que o governo golpista é o governo cara de pau, referindo-se a Temer. “Deixamos a obra praticamente pronta. Esses golpistas são cara de pau e agora querem se apresentar como pais do projeto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here