Início Notícias Artigo de estudante araripinense é publicado em revista científica britânica

Artigo de estudante araripinense é publicado em revista científica britânica

1971
Foto: reprodução

A dissertação de mestrado em Engenharia Mineral de André Jaques Batista foi publicada na mais importante revista científica da área no mundo – a Scientific Report, do Grupo Nature, da Inglaterra.

O artigo foi publicado no dia 20 de junho e trata de um estudo realizado no Laboratório de Física, da UFPE sobre marcação a laser em pedras preciosas através de um QR Code (Código de barras) como resultado de pesquisa da dissertação de mestrado de André Jaques, defendida em 2018, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral, da UFPE.

A pesquisa de André Jaques foi orientada pelos doutores Anderson Stevens, do Departamento de Física e Lucila Borges, de Engenharia de Minas da UFPE a partir de um método inovador idealizado pelo estudante com o uso de um código de barras conhecido como QR code, que tem capacidade de armazenar muito mais informações que um código de barras de linhas que acompanham os produtos industrializados hoje.

As informações sobre origem e qualidade do material foram gravadas de forma permanente e sem causar dano à pedra preciosa usando um laser de fentosegundos do Laboratório de Física, da UFPE. No artigo publicado, as informações foram gravadas em um diamante e ficam invisíveis a olho nu, mas remete para um site de propriedade do estudante.

O método desenvolvido por André Jaques, professores da UFPE e da Universidade Mackenzie, de São Paulo tem uso comercial assegurado trazendo mais segurança ao mercado de pedras preciosas que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo a cada ano.

Quem adquire uma pedra preciosa certamente quer ter certeza de sua procedência e qualidade. O exame visual não permite, no entanto, a identificação precisa de uma gema comprada, daí a importância de um certificado técnico de garantia gravado no próprio material.

Resultados da publicação do artigo já começam a aparecer, o gemólogo araripinense, André Jaques está  na Namíbia, sul da África, certificando diamantes para uma empresa de Dubai, no Oriente Médio.

  • André Jaques é filho do professor Aurélio Jaques, da Fafopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here