Início Notícias Araripina participa de evento do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União...

Araripina participa de evento do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia na Bélgica

579

Assessoria / Fotos: divulgação

Mais de 250 representantes de governos locais e regionais de todo o mundo, se reuniram em Bruxelas, na Bélgica, nos dias 10 e 11 deste mês, para o segundo evento anual “Cidade-a-Cidade” do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia. O município de Araripina, através da prefeitura municipal, foi representando por Rubeni Cunha, gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA.

O evento teve por finalidade fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em escala global. No primeiro dia foi abordado o tema “O Desenvolvimento Urbano Sustentável através do planejamento de ação integrada e as formas de acelerarmos nossa resiliência às mudanças climáticas através do Pacto Global com experiências reais de ações climáticas no mundo inteiro”. Já no segundo dia a discussão foi sobre “Resultados de emparelhamento cidade europeia e região: Planejamento de ações ao financiamento”.

O município de Araripina, através da prefeitura municipal, foi representando por Rubeni Cunha, gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA

Além de Araripina, outros municípios brasileiros participaram do evento: Vitória (ES), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS), Belo Horizonte (MG) e o Consórcio ABC (SP). Países da América do Sul como a Colômbia, Argentina, Chile e Peru também foram representados, assim como de outros continentes: Caribe, Europa, Ásia, África e Oceania.

Todas as despesas dos participantes foram custeadas pela União Europeia.

Sobre IUC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here