Início Notícias Arari FM: Drª Beatriz Arraes fala sobre a importância da prevenção ao...

Arari FM: Drª Beatriz Arraes fala sobre a importância da prevenção ao Papanicolau; ouça

541
Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

O exame preventivo feminino ‘Papanicolau’, é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colon de útero. Quer dizer, câncer ou tumor maligno, caracterizado pela proliferação descontrolada e anormal de células devido a alterações no DNA ou hábitos de vida.

Durante sua participação no programa Araripina Urgente da Arari FM, desta quinta-feira (20), a Drª Beatriz Arraes, ginecologista e obstetra, fez uma explanação especial sobre a importância do exame. Segundo Beatriz, o câncer de colo de útero é responsável por mais de 300 mil mortes por ano, o segundo mais incidente na região Nordeste, causado na maioria das vezes pelo Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus – HPV).

“A gente faz a prevenção ou o Papanicolau para detectar as lesões causadas por este vírus em fases iniciais, e trata-las antes delas se tornarem um câncer”, disse a médica.

Existem muitas dúvidas qual espaço de tempo é preciso examinar. Assim, ela explicou que o exame dever ser feito em todas as mulheres que já tiveram relações sexuais, anualmente. Há possibilidade de um espaço maior de tempo em cada duas prevenções, para saber mais é preciso ter uma conversa especial com o ginecologista em seu consultório.

Sobre a transmissão do HPV, ele explicou que o vírus pode se alojar nas partes genitais tanto da mulher quando do homem e pode ser transmitido pela relação sexual.

“É um vírus causador das verrugas ou dos papilomas, também do câncer do colo uterino, estima-se que 80% da população sexualmente ativa, possa ter entrado em contato em algum momento da vida com o HPV. Uma, em cada dez mulheres, é contaminada na primeira relação, mas nem todos que entram em contato com o HPV vão desenvolver a doença”, explicou.

A principal forma de prevenção é o uso de preservativos durante a relação sexual. Segundo Beatriz, como a camisinha, e a forma mais eficaz é a vacina contra HPV introduzida em nosso calendário de vacinas no Brasil desde 2014.

“Infelizmente a vacina não está disponível para todas as faixas etárias, pelo ministério da saúde, ela é administrada para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, porque é mais eficaz se usada antes do início da atividade sexual, também é indicada para alguns grupos especiais como mulheres que convivem com o HIV, transplantadas e portadoras de câncer. Essas pacientes podem ser vacinadas até os 45 anos. Mas mesmo com a vacinação não é dispensada a prevenção”, mencionou a Drª Beatriz.

Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Para quem quiser mais informações sobre prevenção do HPV e outros assuntos de ginecológicos ou obstétricos podem falar diretamente com Drª Beatriz Arraes no Instagram @drabeatrizarraes, ela também atende nessa sexta (21) e sábado (22) na Clínica Ter Mais Saúde em Araripina. Quem precisar de uma consulta pode agendar pelo telefone (87) 9 9656 0659. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here