Início Notícias Após 13 anos, reservatório de Sobradinho atinge 100% de volume útil

Após 13 anos, reservatório de Sobradinho atinge 100% de volume útil

502
Foto: reprodução

Após 13 anos, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) celebra um feito visto, pela última vez, em 2009. Com as fortes chuvas, o reservatório de Sobradinho (BA) atingiu 100% de seu volume útil nesta sexta-feira (1).

“Desde o início do período úmido na bacia do Velho Chico, com fortes chuvas no alto São Francisco, o que se viu nos últimos meses foi um aumento gradativo do volume de água no rio e o acúmulo, devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios”, explicou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.

Este cenário pluviométrico, segundo ele, trouxe o maior reservatório do nordeste _à totalidade de sua capacidade, vertendo uma vazão de saída, atualmente, de 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), “que será mantida até nova avaliação”. Desde janeiro, com a incidência forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve uma vazão de 4.000 m³/s.

A redução para o atual patamar tem o objetivo de recuperar o nível do reservatório de Itaparica, preservando um volume seguro em todos os reservatórios para suprir as necessidades dos usos múltiplos e a geração de energia durante o período seco, que se inicia em maio e segue até novembro.

No último dia 24 de março, a Companhia começou a redução do vertimento das cascatas do Velho Chico, iniciando um período em que toda a vazão praticada nos reservatórios será exclusivamente turbinada para geração, conforme necessidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). “A partir de agora, com os reservatórios cheios, teremos um cenário de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro, garantindo o atendimento à geração de energia e aos demais usos múltiplos da água na Bacia do São Francisco”, afirmou o diretor.

Apoio

João Henrique ressaltou o apoio recebido, durante todo o período de vertimento, por parte da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do ONS, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), e pelas defesas civis dos Estados e municípios envolvidos na operação, no longo processo de controle de cheias desde novembro.

A Companhia ressalta, sempre, que a situação hidrológica é permanentemente monitorada, mesmo no período seco que se inicia em maio, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo ONS ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here