Início Notícias Alexandre de Moraes pede vista e suspende julgamento do marco temporal indígena...

Alexandre de Moraes pede vista e suspende julgamento do marco temporal indígena no STF

333
Foto: Revista Veja

O caso não tem data para voltar a ser julgado. O pedido de Alexandre veio logo após o voto no ministro Nunes Marques

Por Jornal de Brasília

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento da adoção do marco temporal das terras indígenas. O ministro pediu nesta quarta-feira (15) vista da ação.

O caso, que era analisado desde agosto, não tem data para voltar a ser julgado e só voltará quando Moraes liberar o processo. O pedido do ministro veio logo após o voto no ministro Nunes Marques.

Nunes Marques votou a favor da adoção do marco temporal, que é apoiado por Jair Bolsonaro (sem partido), desta forma, o ministro empatou o julgamento. Antes dele, Edson Fachin, relator da ação, havia votado contra a adoção. Restam outro ministros para votar.

Caso vença, o processo, que marca uma briga judicial de 12 anos entre o governo de Santa Catarina e indígenas do povo xokleng, criaria uma linha de corte para as demarcações. Assim, as terras só seriam passíveis de demarcação se ficar comprovado que os índios estavam nelas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Caso contrário, não haveria esse direito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here