Início Notícias IBGE: Número de desempregados no Brasil sobe de 8,1 para 8,6 milhões...

IBGE: Número de desempregados no Brasil sobe de 8,1 para 8,6 milhões no primeiro trimestre de 2024

126
Foto: reprodução

A taxa de desemprego do Brasil avançou a 7,9% no primeiro trimestre de 2024, após marcar 7,4% nos três meses finais de 2023, indicou nesta terça-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam taxa de 8,1% para o período de janeiro a março deste ano.

Conforme o IBGE, o número de desempregados foi de 8,6 milhões no primeiro trimestre. O contingente era de 8,1 milhões nos três meses finais de 2023.

A população considerada desempregada reúne pessoas de 14 anos ou mais que estão sem ocupação e que seguem à procura de oportunidades. Quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse contingente nas estatísticas oficiais.

Os dados divulgados nesta terça integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

O levantamento do IBGE contempla tanto atividades formais quanto informais. Ou seja, abrange desde os empregos com carteira assinada e CNPJ até os populares bicos.

Tradicionalmente, o início de ano é marcado pelo aumento do desemprego. A busca por vagas costuma ser impulsionada por fatores como o término de vagas temporárias de final de ano.

Após a crise da pandemia, o mercado de trabalho mostrou retomada no Brasil, com abertura de empregos e aumento da renda média. Analistas ainda veem um cenário positivo para 2024, mas com alguma perda de ritmo dos indicadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here