Início Notícias Alexandre de Moraes exige retirada imediata de conteúdos que ligam o PT...

Alexandre de Moraes exige retirada imediata de conteúdos que ligam o PT ao PCC

383
Foto: reprodução

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes acatou liminar do Partido dos Trabalhadores (PT) na noite desse domingo (17) e exigiu a retirada de supostos conteúdos falsos contra a legenda e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Moraes apontou que os conteúdos se baseiam em três temas principais: ligação do PT com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), falas de Lula igualando pobres ao papel higiênico e a relação do PT com o nazismo e o fascismo.

“O sensacionalismo e a insensata disseminação de conteúdo inverídico com tamanha magnitude pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”, pontuou o ministro na decisão.

A liminar de Moraes cita 16 pessoas, entre elas os deputados federais Otoni de Paula (MDB-RJ), Carla Zambelli (PL-SP) e Helio Lopes (PL-RJ), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Os conteúdos foram publicados nas redes sociais desses parlamentares, bem como no canal do YouTube “Dr.News”, no site Jornal da Cidade, no site Jornal Minas Acontece e no canal do YouTube “Políticabrasil24”.

A pena diária pela manutenção desses conteúdos é de R$ 10 mil, enquanto novas postagens ou conteúdos irão render multas de R$ 15 mil. O ministro ainda exigiu a identificação dos responsáveis pelos canais do YouTube citados, bem como dos usuários “Titio 2021” e “Zaquebrasil” da plataforma Getter.

Nenhum dos parlamentares se posicionou até o fechamento dessa matéria sobre o tema. O perfil do deputado Otoni de Paula no Twitter foi suspenso pela rede social, sob justificativa de “uma demanda judicial”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here