Início Notícias A doçura do mel: Dia Nacional da Abelha

A doçura do mel: Dia Nacional da Abelha

1012
Foto: divulgação

No sábado, dia 30, foi o dia desse inseto que produz doçura: a abelha.  O Dia Nacional da Abelha foi instituído com o objetivo de homenagear e lembrar a importância econômica e agroecológica desse pequeno inseto, considerado o mais eficiente polinizador, não só das culturas agrícolas como das plantas silvestres. Sua importância econômica está no fornecimento de mel, além da manipulação de outros produtos, como a cera, o própolis, pólen apícola, geleia real, entre outros.

Conhecidas pela sua extrema organização em sociedade, dividida em três castas, cada uma delas tem uma função específica na colmeia: as rainhas, as operárias e os zangões (machos). Cabe as rainhas a responsabilidade da postura dos ovos e da organização da colmeia. A abelha-rainha é considerada como a mãe de toda comunidade. Para se ter uma ideia, a rainha da espécie Apis melífera pode viver até cinco anos e, dependendo das condições da florada, chegam a pôr até três mil ovos por dia.

Já as abelhas operárias são as responsáveis pelo funcionamento e pela defesa da colmeia, limpam os alvéolos, coletam néctar e pólen das flores, produzem cera para a fabricação dos favos, elaboram o mel por meio da desidratação do néctar, defendem a colmeia do ataque dos inimigos, etc.

Por sua vez, os machos têm a função de fecundar a rainha durante o voo nupcial. São maiores e mais fortes do que as operárias. Mas não possuem órgãos para o trabalho e nem ferrão. Após a fecundação, o zangão perde uma parte dos seus órgãos reprodutores e morre.

Apesar as sua importância ecossistêmico, a ação de pesticidas e agrotóxicos nas plantações, tem provocado a perda do habitat natural das abelhas e, em conta partida, o seu desaparecimento em todas as partes do mundo.

Parafraseando a música do “poetinha” Vinicius de Moraes “A abelha-mestra e as abelhinhas, estão todas prontinhas para ir para a festa. Num zune que zune. Lá vão pro jardim……. Venham ver como dão mel, as abelhas do céu”. A Seguir, algumas curiosidades sobre as abelhas:

  • As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos
    • Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.
    • Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/hora
    • As abelhas visitam quase quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel
    • A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida
    • A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões
    • Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia
    • Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.
    • Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio
    • Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu peso
    • A Apicultura é a arte de tratar do cultivo de abelhas e da produção de mel e cera
    • Existem, aproximadamente, 20 mil espécies diferentes de abelhas, divididas em 10 famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here