Início Notícias Todos os grandes mercados para exportação de carnes estão reabertos, diz Planalto

Todos os grandes mercados para exportação de carnes estão reabertos, diz Planalto

642

Países como China, Chile, Hong Kong e Egito haviam suspendido a compra da carne brasileira após a deflagração da Operação Carne Fraca.

Estadão Conteúdo / Foto: EBC

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (28) que “todos os grandes mercados para exportações de carnes brasileiras encontram-se novamente reabertos”. É o que destaca o comunicado da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgado depois de Hong Kong anunciar a reabertura do mercado para o produto do Brasil. Na nota à imprensa, a secretaria também afirma que o governo recebeu “com satisfação, a notícia de que Hong Kong reabriu o mercado”.

Além de Hong Kong, outros grandes importadores, entre eles China, Chile e Egito, suspenderam a compra de produtos de origem animal depois da Operação Carne Fraca, mas retomaram os negócios após as explicações do governo brasileiro.

“Trata-se de uma vitória para o setor agroexportador brasileiro e um resultado importante logrado pelos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Itamaraty e do Consulado Geral do Brasil em Hong Kong. A reabertura reafirma a qualidade e a solidez do sistema sanitário nacional”, conclui o documento.

Hong Kong reabriu

Após suspender a importação de carne brasileira devido ao escândalo revelado pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, Hong Kong decidiu voltar a comprar o produto do país. A localidade é a terceira maior importadora de carna brasileira, atrás apenas da União Europeia e da China.

Em nota, o Centro para Segurança Alimentar (CFS) afirmou que decidiu reduzir a suspensão dos produtos de carne brasileira após as últimas informações prestadas pelo governo brasileiro.

Até o momento, estão suspensas apenas as compras dos 21 frigoríficos envolvidos nas investigações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here