Início Notícias A enfermagem em destaque na Alepe

A enfermagem em destaque na Alepe

125
Foto: divulgação

Deputado Gilmar Júnior promove Grande Expediente em homenagem aos profissionais

Pelo segundo ano consecutivo, parteiras, técnicos, auxiliares e enfermeiros serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A iniciativa inédita do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), de 2023, terá nova edição este ano. A data já está marcada: na próxima quinta-feira (16), às 10h, na Assembleia. Além de deputados, autoridades e profissionais da enfermagem, toda a população está convidada.

“Trata-se de uma justa homenagem, que impacta toda a sociedade, afinal, essas são as pessoas que cuidam da nossa saúde de forma ininterrupta. Trata-se de a segunda maior categoria profissional do País. Trabalhadores que precisam do apoio de todos nós para buscar melhorias no exercício da profissão, a exemplo do piso, uma luta que parece não ter fim!”, destacou o parlamentar.

Em todo o mundo, maio é o mês dedicado à enfermagem, com eventos e discussões para dar mais visibilidade e força às demandas da categoria: “Neste mês intensificamos o número de eventos, mas é importante destacar que essa discussão precisa estar presente o ano todo e não somente durante maio ou se passarmos novamente por uma pandemia. Todos nós já conhecemos a importância do profissional de enfermagem”.

Na Alepe, Gilmar Júnior, que é enfermeiro, é autor de mais de 240 projetos de lei, a maioria é referente à área da saúde, abrangendo a categoria. Como exemplos, o PL 1658/2024, que autoriza o enfermeiro(a) a emitir a prescrição de medicamentos e a solicitar exames de rotina nas unidades assistenciais públicas de saúde de Pernambuco; o PL 1668/2024, autorizando o enfermeiro(a) a implantar a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita de dengue; e o PL 1728/2024, para que o enfermeiro(a) realize o procedimento da punção arterial para gasometria e/ou instalação de cateter intra-arterial. São medidas que visam dar mais autonomia ao profissional, a fim de reduzir, sensivelmente, as filas de espera nas unidades de saúde, garantindo uma melhor e mais rápida prestação de serviços em saúde pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here