Início Notícias Socorro Pimentel destaca premiação da Rádio Alepe por reportagens sobre vítimas da...

Socorro Pimentel destaca premiação da Rádio Alepe por reportagens sobre vítimas da zika

661

Para a parlamentar, série de matérias pode ajudar governos e sociedade a manterem a atenção sobre os casos de microcefalia associados ao vírus

Alepe / Foto: Roberto Soares

A manutenção da vigilância com relação à prevenção de doenças relacionadas ao vírus da zika foi defendida na Reunião Plenária desta segunda (13) pela deputada Socorro Pimentel (PSL), ao registrar o prêmio recebido na última terça (7) pela Rádio Alepe, em razão da série de reportagens A vida depois da zika. Para a parlamentar, as matérias podem ajudar governos e sociedade a manterem a atenção sobre os casos de microcefalia associados ao vírus, que atingiram 2.700 bebês no País e mais de 400 em Pernambuco.

Socorro Pimentel parabenizou as jornalistas responsáveis pelo conteúdo, Tayza Lima e Isabela Senra, e lembrou que a Rádio Alepe foi o único veículo de fora de São Paulo a conquistar o Prêmio Synapsis de Jornalismo (3ª edição), promovido pela Federação Brasileira de Hospitais.

“A repercussão sobre o tema alcançou dimensão internacional na época, mas tem perdido força, sobretudo por parte da mídia e da sociedade. Foi para estimular a reflexão sobre o problema que a Rádio Alepe produziu a série”, ressaltou a deputada. “As reportagens apresentam o cenário em Pernambuco para as pessoas atingidas, como as dificuldades iniciais de diagnóstico, os desafios enfrentados pelas mães, a rede de atendimento, os cuidados para evitar a infecção e as expectativas para as crianças diagnosticadas com a condição”, salientou.

Socorro Pimentel alertou, ainda, que a possibilidade de haver uma nova epidemia de zika não está descartada. “De acordo com o último levantamento realizado, 85% dos municípios pernambucanos estão em elevada situação de risco para transmissão de arboviroses, como dengue, chikungunya e zika”, apontou a parlamentar, que presidiu a Comissão Especial de Acompanhamento dos Casos de Microcefalia da Alepe, cujas atividades foram encerradas no final de 2016.

Ciência Jovem – A deputada também destacou, nesta segunda, a participação da Escola Municipal João Félix de Abreu na 23ª Ciência Jovem  – Feira Internacional de Ciências de Pernambuco. Segundo Pimentel, a instituição de ensino de Araripina (Sertão do Araripe) foi premiada na categoria Educação Especial, com o projeto “Reciclando preconceito e transformando gorduras”.

“Além dos professores e do Espaço Ciência, que organizou o evento, parabenizo especialmente os estudantes, que nos representaram de maneira brilhante e nos deram mais motivos para nos orgulharmos”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here