Início Notícias “Quem tiver mais de 40 anos vai poder se vacinar nessa quarta”,...

“Quem tiver mais de 40 anos vai poder se vacinar nessa quarta”, diz Roberta Falcão; ouça

428
Secretária de Saúde de Araripina, Roberta Falcão / Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

Nessa terça-feira (06), na Rádio Arari FM, a secretária de Saúde de Araripina, Roberta Falcão, esclareceu para a população sobre as campanhas de vacinação ativas no município. Ela comunicou que nesta quarta-feira (7), a campanha vai vacinar às pessoas que tem 40 anos ou mais, mesmo sem comorbidades. A ação acontecerá na sede da secretaria.

“A gente sabia que tinha essa previsão de chegada de vacinas e iniciaremos esta aplicação, mas obviamente quem tiver mais de 40 anos vai poder se vacinar”, garantiu Roberta.

Desde o começo da campanha, Araripina já recebeu imunizantes da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac, e há previsão de chegada de uma remessa da Janssen (Johnson & Johnson), que será aplicada em dose única e que se tornou a principal expectativa da população que ainda não foi imunizada, por ser dose única. A Janssen está desembarcando no Brasil e estará entre os imunizantes utilizados. O contrato entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde prevê 38 milhões de doses até o fim do ano.

“A gente vai priorizar esta vacina da Janssen para a zona rural que tem uma dificuldade maior, para que as pessoas que estão a 40, 50, 60 km de distância da sede não precisem ficar se deslocando, então quanto mais distante for a gente vai priorizar. Araripina é o município do sertão que mais vacinou por completo e eu quero fazer uma pontuação em relação ao grupo da indústria, já vacinamos cerca de 75% e até semana que vem a gente termina este que é um grupo muito grande”, avisou a secretária.

A vacinação em grávidas e puérperas continua, para elas, o município está utilizando apenas a Pfizer, já que a Astrazeneca foi proibida pelo Ministério da saúde, após a morte de uma grávida no Rio Grande do Sul.

“A vacinação das grávidas e puérperas permanece, a gente continua vacinando os grupos prioritários, esses mutirões acontecem apenas para avançar com a faixa etária”, explicou.

Os detentos também já foram imunizados, e agora vão receber a vacinação contra gripe. De acordo com a secretária, o município já imunizou 33.700 pessoas.

Também foi esclarecida sobre a vacina da gripe que também ocorre no município, os profissionais atendem diariamente, das 09 h às 12 h, em uma tenda especifica na praça da Matriz. Roberta explicou que apesar de o governo ter liberado para todas as pessoas, a cidade recebeu vacinas contra a gripe suficiente apenas para grupos prioritários, idosos, pessoas com comorbidades, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos.

“A gente vai priorizar estes grupos apontados pelo Ministério da Saúde, mas não vamos deixar de vacinar a população, até porque a cobertura vacinal de gripe está muito ruim no Brasil inteiro, em torno de 50%”, contou ela.

A campanha contra gripe terminaria na sexta-feira (9), mas foi prorrogada por mais 15 dias para que os municípios busquem aumentar o nível de porcentagem da vacinação. Roberta também lamentou que os idosos estão faltando na campanha e pediu empenho das famílias.

O centro de enfrentamento da Covid-19 está sendo ampliado, segundo Roberta Falcão, na próxima semana, o atendimento será no novo endereço, ficará ao lado da prefeitura n/410. No local, será feito todo tipo de teste de Covid. Ela comunicou ainda, que será feita para sexta-feira (9), a convocação de todos os que faltam tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here