Início Notícias Políticos pernambucanos lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

Políticos pernambucanos lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

702

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil.

Armando Monteiro Neto

A morte de Joaquim Francisco representa uma grande perda para Pernambuco. Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas.

Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado.

Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo.Deixo a expressão de meu profundo sentimento de pesar e de solidariedade a Dona Silvia e a toda sua família.

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente.

Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo.

Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco.

Guilherme Coelho, presidente do PSDB Petrolina

O Brasil perdeu hoje um grande homem público. Joaquim Francisco concluiu sua vida política como uma pessoa honesta, trabalhadora, que não tinha hora nem dia para trabalhar. Fez muito por seu município, Macaparana, por Pernambuco e pelo Brasil, enquanto Ministro do Interior.

Tenho uma história de gratidão por Joaquim Francisco. Em 1988, quando fui candidato a prefeito de Petrolina pela primeira vez, as pesquisas não me favoreciam em nada. Nunca esqueço que meu pai, Osvaldo Coelho, convidou Joaquim Francisco para nos visitar na casa que tinha na Av. Beira Rio, em Recife. Naquela época, não existia redes sociais e o programa eleitoral seria apenas na rádio. Sabiamente, Joaquim olhou para o meu pai e disse: “Osvaldo, o menino é novo, bota ele pra caminhar, para apertar a mão do povo”. Foi a partir daí que comecei minha campanha porta a porta. Caminhava 8h por dias. Passei por todas as ruas e casas de Petrolina, conhecendo as pessoas, apertando as mãos delas e pedindo voto. Não tenho dúvidas que essa foi a principal ferramenta que me fez chegar à prefeitura.

Tive a oportunidade de ser prefeito no mesmo período que ele foi governador. Por Petrolina, ele fez centenas de ações, mas a mais marcante, para mim, foi a de levar água e luz para o bairro Cosme e Damião, que estava nascendo naquela época.

Quero abraçar toda a família de Joaquim Francisco, em nome da esposa dele, Silvia Cavalcanti. Que Deus conforte a todos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here