Início Notícias PF cumpre mandados de prisão em operação contra fraude no sistema carcerário...

PF cumpre mandados de prisão em operação contra fraude no sistema carcerário no RJ

636

Policiais estão nas ruas para cumprir 14 mandados de prisão, sendo nove temporárias e cinco preventivas

Por Jovem Pan / Foto: reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) mais um desdobramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Agentes estão nas ruas para cumprir 14 mandados de prisão, sendo nove temporárias e cinco preventivas.

Entre os procurados estão pessoas ligadas a um esquema da Secretaria de Administração Penitenciária, entre elas seu ex-secretário, coronel Rubens Monteiro de Carvalho, e o diretor-geral de Polícia Especializada, delegado Marcelo Martins.

Atuam na operação ainda agentes do Ministério Público Federal e Estadual. Eles investigam, respectivamente, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção, além de peculato e fraude de licitação.

Segundo o MPF, foram desviados R$ 73 milhões dos cofres públicos.

O Tribunal de Contas do Estado afirma que a Secretaria (Seap) pagava duas vezes pelos pães que eram fornecidos aos presos. Eram dois contratos: um para fornecimento do pão e outro para a compra de ingredientes.

De acordo com o projeto inicial, era prevista uma profissionalização dos presos, onde a Seap contratava uma ONG para gerir um projeto de padaria.

Em maio do ano passado a fraude foi descoberta quando uma auditoria do TCE apontou que os contribuintes compravam o pão já pronto além de farinha para seu preparo.

O projeto, de acordo com o MPF, era para incentivar presos que quisessem trabalhar na padaria. Com isso, a cada três dias de trabalho, um dia era reduzido da pena. Entretanto, o trabalho de auditoria detectou falha no controle e há suspeita de que presos que não trabalhavam também se beneficiaram.

O TCE constatou ainda a ausência de uma folha de presença, portanto, ficou impossível de se comprovar que o serviço foi realmente prestado pelos presos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here