Início Notícias Paulo Câmara defende que iniciativa privada assuma metrô do Recife, para melhorar...

Paulo Câmara defende que iniciativa privada assuma metrô do Recife, para melhorar serviços

516

Perguntar não ofende: Porque o governador não defende que o mesmo aconteça com a Compesa?

Foto: reprodução

O governador do Estado, Paulo Câmara, foi o convidado do programa 20 minutos, na TV Jornal, com Antônio Lavareda. Ele foi convidado a falar da gestão e as perspectivas para a economia do Estado, em 2020. Veja trecho selecionados, abaixo.

Iniciativa privada no metrô

“A gente tem conversado com o governo federal no sentido da necessidade de voltar a investir no metrô. São vários anos sem a manutenção adequada, são vários e vários vagões que estão parados, funcionando só alguns, geram um excesso de pessoas nos horários de pico. O ir e vir dessas pessoas está prejudicado da forma que isso está sendo gerido, então é tão importante e necessário que se invista na situação atual a partir do momento que há uma condição de funcionamento melhor desse sistema. Ele vai se integrar melhor no sistema que o Estado cuida, que é o dos ônibus”.

“Então isso é fundamental no momento atual, o governo voltar a ter priorização para melhoria dos serviços do metrô. Eu conversando com o ministério, com o próprio ministro, sobre esse assunto, acho que se o governo federal não tem condições de cuidar. Ou continuar cuidando da forma que está cuidando, que está totalmente aquém do necessário, se vê formas de trazer o privado, atrair a iniciativa privada para poder ter uma gestão mais adequada. E nós estamos abertos a conversar sobre isso”.

“Agora, diante de um modelo hoje muito sacrificado, como nós vemos o metrô, como também o serviço de ônibus, nós temos muito que ainda avançar na gestão do serviço de ônibus, não dá para se discutir e repassar para um Estado um modelo totalmente deficitário e totalmente sucateado. É preciso recuperar a questão financeira. É preciso recuperar os equipamentos do Metrô para poder até conseguir parceiros privados que possam dar conta do recado”, afirmou.

Sobre a gestão de transporte local

“Temos que continuar investindo, acredito que o transporte público, o transporte de passageiros, que, só na região metropolitana envolve um milhão de pessoas diariamente, ele precisa ter cada vez um serviço melhorando. E estamos buscando. A cada dia, a cada obra, a cada gestão dentro do nosso consórcio, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, buscar ações de melhoria implantamos em 2015 o Passe Livre que garantiu ao estudante da rede pública o acesso gratuito ao ônibus dentro da Região Metropolitana, ampliamos o número de terminais, estamos agora buscando investir na questão do ar condicionado já mais de 400 ônibus já vão ter concessionados e a gente espera até 2013 que esse número chegue a pelo menos 1.000 ônibus com ar condicionado para buscar que as pessoas efetivamente utilizem mais o transporte público, os corredores exclusivos precisam ser aperfeiçoados.”

“A parceria com os municípios é fundamental para garantir a velocidade e a pontualidade a agilidade desse transporte. É uma discussão que precisa entrar todos os entes a gente sabe do dilema de não ter um serviço que a população aprove ou se sinta plenamente satisfeita. Mas também temos uma passagem que hoje é mais barata do Brasil, então são questões que a gente precisa trabalhar dentro da eficiência da gestão pública e buscar priorizar. Eu acredito que, quanto nós continuarmos a priorizar a melhoria da gestão, a melhoria do serviço, buscar junto às empresas permissionárias e concessionárias de ônibus que elas possam ver a forma também de melhorar o serviço. Isso tudo pode fazer com que a população saiba que conta com os nossos serviços, que isso entre mais e mais com mais pessoas utilizando, porque isso é fundamental para a gente melhorar.”

“Tem que se aperfeiçoar o sistema de transporte público, as cidades hoje estão muito cheias de veículos nas ruas, os engarrafamentos são enormes e a gente precisa ver essa fórmula dentro de um serviço que Pernambuco é referência porque toda a região metropolitana praticamente você paga apenas uma passagem para utilizar os serviços coletivos de ônibus e junto com o metrô que também precisa melhorar como nós conversamos anteriormente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here