Início Notícias Na Arari FM, Dr. Cícero Inácio tira dúvidas sobre alergias; ouça

Na Arari FM, Dr. Cícero Inácio tira dúvidas sobre alergias; ouça

312
Médico imunologista, alergologista e dermatologista Cícero Inácio / Foto: arquivo Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

O programa Araripina urgente dessa terça-feira (19) apresentou uma entrevista especial sobre alergias, com a participação especial do médico dermatologista, alergologista e imunologista, Cícero Inácio. O especialista falou sobre alguns tipos de alergias que aparecem nessa época quente do ano principalmente e como as pessoas devem agir se sentirem ameaçadas.

“Nesse período mais quente a umidade do ar baixa bastante, é preciso ter alguns cuidados, como evitar sair no período mais quente, tomar muita água, usar hidratante no corpo todo depois do banho e o uso do protetor solar de fator mais alto quando tiver de sair ao sol, em relação as alergias nesse período piora muito o quadro de quem tem rinite alérgica ou asma alérgica, a pessoa começa a tossir e ter falta de ar, o nariz fica entupido, escorre, as pessoas confundem até com alguma virose e outros quadros de alergias, é preciso que as pessoas também se conscientizem de evitem fazer queimadas à toa nesta época porque quando você queima o solo você tira toda a cobertura vegetal e fica uma terra fraca a queimada só piora tudo as pessoas precisam ver isso”, disse o médico.

Em caso de piorar uma situação, de acordo com o especialista, a pessoa com caso de alergia precisa fazer um tratamento adequado, lembrando que o trato vai depender da causa, são várias, por exemplo, o ácaro, a poeira dentro de casa, que é preciso organizar o ambiente, limpar de modo correto, ventilar, fazer uso da medicação precisa e específica e até fazer tratamentos com imunoterapia, que são as vacinas para alergias, elas que tem a finalidade de fazer com que as pessoas deixam de ser alérgicas, pois contém um componente especializado e também, fazer exames específicos para descobrir qual é a causa. O médico também expressou algumas dicas sobre alergias de pele, ele disse que na pele podem se manifestar vários tipos de alergias como, a dermatite atópica, dermatite de contato, urticária e outros tipos que coçam como escabiose.

“É importante saber qual é o tipo, o que está acontecendo, se é uma alergia ou uma alteração dermatológica ou imunológica, e também para qualquer tipo de alergia ou ameaça que o uma pessoa venha a ter ou desconfiar o mais importante é fazer uma primeira avaliação com médico especialista”, explicou.

O outro tipo de alergia muito comentado entre os ouvintes durante a entrevista foi sobre animais domésticos como gato e cachorro.

“Muito comum, e vem aumentando nos últimos dias por conta das adoções dos bichinhos de estimação, não há nada contra indicado, ao não ser que a pessoa já seja alérgica, o pelo, a capa, a saliva, a lágrima, o xixi, o cocô do animal, tudo isso pode causar alergia, não é só o pelo, são vários componentes do animal que podem desencadear uma crise, e o sintomas mais comum de uma alergia a um animal como esse é a conjuntivite e no caso de asma, que aumenta a tosse, a falta de ar, em alguns casos, o animal causa dermatite atópica que é aquela dá coceira na pele que fica irritada”, orientou o médico. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here