Início Notícias Microempreendedoras entregam primeiros cinco mil fardamentos escolares em Araripina

Microempreendedoras entregam primeiros cinco mil fardamentos escolares em Araripina

113
Foto: divulgação

Através de parceria firmada entre o Sebrae/ PE e a prefeitura do município, foi criada a oportunidade para que 14 costureiras pudessem produzir as peças para as escolas municipais

Até o fim deste ano, 21 mil fardamentos produzidos por microempreendedoras do ramo da costura, em Araripina, devem ser entregues para estudantes da rede municipal. Essa é a meta contratada pela prefeitura da cidade, através de uma parceria firmada com o Sebrae /PE para estimular a compra de produtos e a contratação de mão de obra de empreendedores locais. Os primeiros cinco mil fardamentos já foram entregues e, quando toda a produção for concluída , o valor final da venda dessas peças será de R$ 215 mil reais.

O acordo de parceria entre o Sebrae e a prefeitura para a produção de fardamentos foi firmado no fim de 2023. Ao iniciar essa produção, as costureiras foram convocadas, receberam capacitação para produzir as peças de acordo com o padrão exigido, auxílio para formalização e suporte na gestão dos pequenos negócios. Elas também receberam apoio para participar de editais e chamadas públicas para fornecimento de serviços ou produtos.

Muitas das costureiras trabalhavam de maneira informal, atendendo alguns clientes pessoa física. A contratação da prefeitura foi uma oportunidade para formalização e melhoramento da produção, atendendo um mercado institucional pela primeira vez. A analista do Sebrae em Araripina, Luana Alencar, avalia que a iniciativa tem impactos positivos na economia e nas vidas das mulheres empreendedoras. “É importante para fomentar o empreendedorismo e aquecer a economia local. E também para fortalecer as mulheres na geração de renda”, comenta.

A parceria também incluiu a aquisição de alguns equipamentos novos por parte da prefeitura e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). As máquinas estão instaladas no local de produção, um espaço público de confecção das peças. Algumas costureiras produzem as peças na própria casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here