Início Notícias Cerca de 50% da água disponível em Pernambuco é perdida, afirma presidente...

Cerca de 50% da água disponível em Pernambuco é perdida, afirma presidente da Compesa

44
Foto: reprodução

Apesar da escassez no abastecimento de recursos hídricos em Pernambuco, cerca de 50% da água disponível ainda é desperdiçada na distribuição no estado. Em entrevista ao Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, explicou que há um sucateamento da infraestrutura que precisa ser enfrentado.

“É preciso investimentos para trocar as tubulações e fazer novas ampliações. Nós temos previstos para os próximos três anos cerca de R$ 3 bi para esgoto e água, que vão permitir que enfrentemos essa realidade”, destacou.

De acordo com a companhia, o percentual de quase 50% não significa que toda a água é desperdiçada, pois parte das perdas na distribuição é do tipo comercial, ou seja, a água chega ao destino final, mas não é possível registrar o consumo em função dos furtos de água, ligações clandestinas e fraudes nos hidrômetros. Além disso, há uma parcela de perdas pelo vazamento.

O presidente da Compesa pontuou, ainda, que o estado é um dos piores do Brasil quanto ao racionamento de água e que é preciso reestruturar as tubulações que são obsoletas. De acordo com ele, para melhorar o abastecimento de água em Pernambuco e cumprir com o calendário de entregas e os esquemas de rodízio, parte dos investimentos será destinada para a troca de grandes adutoras. (JC Online)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here