Início Notícias Inovação na educação: SESI-PE elabora material didático próprio

Inovação na educação: SESI-PE elabora material didático próprio

356

Professores da instituição participaram de reuniões virtuais para construir o material que já está sendo usado

Por Vera Cruz Comunicação

Pensando em tornar o ensino-aprendizagem mais atrativo, o SESI-PE inovou e é uma das primeiras redes de educação do Brasil a ter materiais didáticos autorais elaborados pelos professores para o ensino fundamental, médio regular, Novo Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um dos diferenciais é que essa nova metodologia consolida o Sistema Estruturado de Ensino, política de educação alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às áreas do conhecimento, como Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

No total, 116 docentes do SESI de todas as regiões do Brasil participaram de reuniões virtuais ao longo do ano de 2020 para debater os conteúdos mais relevantes e construir de maneira colaborativa o material, que já está disponível desde fevereiro deste ano nos formatos digital e físico e é utilizado nas mais de 500 escolas da instituição. A professora de química do SESI Caruaru, Cleiça Guimarães, foi uma das profissionais que ajudou na elaboração dos assuntos da área de Ciências da Natureza. “O material didático tem conteúdos focados nas habilidades e nas competências dos estudantes, assim como nos temas que caem nas provas do ENEM, dos vestibulares e das olimpíadas. Tudo foi pensado com o objetivo de tornar o aprendizado mais interessante e atrativo”, comentou.

De acordo com o professor de matemática do SESI Paulista, Marcos Alexandre Santos, um dos objetivos do material é abordar de maneira clara e simples como o aluno pode aplicar as disciplinas no dia a dia e na profissão escolhida. “Os temas são baseados nas vivências dos nossos estudantes e também preparam para o mercado de trabalho. Pensamos em maneiras dos alunos aprenderem assuntos relevantes como matemática financeira de um jeito prático e descomplicado. Para mim, foi extremamente gratificante conferir o material com as propostas didáticas sugeridas por mim e pelos meus colegas”, disse.

A gerente de Educação do SESI-PE, Mirella Barreto, acompanhou todo o processo de concepção do material didático autoral e pontua que o Sistema Estruturado de Ensino reúne estratégias e metodologias pedagógicas para possibilitar a aprendizagem dos alunos com foco no desenvolvimento e no protagonismo. “Além desse material, também investimos na formação continuada de professores, na assessoria pedagógica, nos programas de avaliação de aprendizagem e em simulados de avaliações externas. Tudo isso para garantir a excelência em educação a qual somos reconhecidos em todo o país”, falou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here