Início Notícias Filho de radialista araripinense conta como foi selecionado para programa jovens embaixadores...

Filho de radialista araripinense conta como foi selecionado para programa jovens embaixadores nos EUA

951

A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Roberto Rivelino Ribeiro Carlos Filho, 16 anos, é filho do narrador esportivo, Roberto Rivelino, da Arari FM

TV Sertão PB / Foto: reprodução

A reportagem da TV Sertão da Paraíba, esteve entrevistando Roberto Rivelino Ribeiro Carlos Filho, 16 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, da cidade de Cajazeiras.Ele vai representar a Paraíba na próxima edição do Programa Jovens Embaixadores. O cajazeirense foi selecionando juntamente com outros 49 estudantes da rede pública de todo país, incluindo de institutos federais, para um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos a partir de janeiro. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Roberto Rivelino nos explicou como aconteceu a seleção:

“ O programa jovens embaixadores é uma iniciativa do Estados Unidos no Brasil para que jovens embaixadores sejam capacitados em Washington, quanto em estados a parte”, disse.

_Conheci o programa através da internet, na internet pode ver que programa voltado para jovens de escolas públicas e que tem voluntariados na sua comunidade e fui selecionado a partir de várias etapas: primeiro me inscrevi, depois pediram à documentação e carta voluntariado.

Rivelino passou por uma prova oral e escrita, ambas em inglês e a partir dessa seleção escrita e oral ele foi selecionado como finalista, logo após sair o resultado em 31 de Outubro cujo ele foi selecionado como jovem embaixador da Paraíba .

“Fui o único selecionado da Paraíba iremos para Washington durante uma semana , fazer visitas a locais importantes e públicos, capacitação e temática voluntariada e duas semanas em um outro estado no interior dos Estados Unidos para conhecer a cultura e dar aulas em escolas públicas dos EUA”.

O intercâmbio contempla visitas a Washington e aos prédios da capital administrativa; participação em reuniões em órgãos públicos e privados sobre responsabilidade social e liderança jovem, além de visitas a escolas públicas e projetos sociais em Estados anfitriões. Os jovens também conhecerão autoridades do Governo e fortalecer seu perfil de liderança.

Veja vídeo:

No dia 09 de Janeiro o estudante Roberto Rivelino filho embarca para Brasília, lá ele e outros jovens embaixadores de outros estados terão orientações de como será o programa e no dia 12 de Janeiro ele embarcará para os Estados Unidos,  retornando a Cajazeiras no dia 04 de fevereiro.

O Diretor do Colégio Estadual Monsenhor Constantino Vieira (Comercial), Fausto Albuquerque esteve falando do orgulho desse brilhante aluno que é representar a escola Comercial em destaque internacional

“ É com muito prazer que estamos enviando para o exterior um dos nossos alunos. Roberto Rivelino vai representar a Paraíba entre 50 alunos daqui do Brasil, isso só nos faz enriquecer”, relatou Fausto.

“Ficamos orgulhosos quando vemos um fruto do nosso trabalho, eu quero parabeniza-lo ele e a família dele, como também a família Comercial está alegre com seu desenvolvimento”.

O embaixador Rivelino finalizou com uma mensagens para todos os jovens estudantes

“Que vocês persistam nos seus sonhos, sonhem grande que vocês irão conseguir altas vitórias”.

O Programa – O Programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2002 e o primeiro grupo viajou em 2003. Em 2010, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano e foi criado um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Desde 2003, 522 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. O Programa Jovens Embaixadores é hoje realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

O intercâmbio estudantil é direcionado para jovens da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que são exemplos em suas comunidades em virtude de sua capacidade de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here