Início Notícias Fala Doutora: Ginecologista Késia Holanda tira dúvidas das ouvintes na Arari FM;...

Fala Doutora: Ginecologista Késia Holanda tira dúvidas das ouvintes na Arari FM; ouça

482
Foto: arquivo Blog do Roberto

O que perguntar ao ginecologista? São tantas dúvidas e assuntos diferenciados, com tantas inovações, é normal surgirem as perguntas. Por isso, o Programa Araripina Urgente abriu espaço para que as mulheres esclareçam suas dúvidas no quadro ‘Fala Doutora’, com participação especial da médica ginecologista Drª Késia Holanda. O ginecologista é o médico especialista na saúde feminina, especialmente nos órgãos do aparelho reprodutor e é quem acompanha a vida da mulher desde a puberdade.

A ouvinte Maria Silva perguntou se a mulher que tem pólipo uterino e vive com hemorragia, mesmo após tratamento com medicamentos e não melhora, o que deve fazer?

“Normalmente esses tratamentos são feitos com medicação com hormônios, mas se não consegue responder ao tratamento medicamentoso a opção é retirar através do ato cirúrgico, existem os pólipos que ficam lá dentro da cavidade uterina, que são os pólipos endometriais, dentro do útero e tem os pólipos que ficam um pouco mais externos, esses que ficam mais distantes não conseguem e aí é melhor fazer essa pequena cirurgia, você procurar teu médico, conversar com ele para ver a melhor opção”, explicou a médica.

A ouvinte Maria do Socorro, contou que sua filha de 13 anos não sangra quando fica menstruada, apenas expele algo semelhante a uma borra de cor preta, isso acontece há alguns meses, o que deve ser feito neste caso?

“A filha dela é uma menina, uma adolescente, tem 13 anos e deve ter ficado menstruada faz pouco tempo ou no máximo dois anos por aí, a menstruação dela vem como uma borra preta, sim é normal, as mulheres quando têm a primeira menstruação, que a gente chama de menarca, durante alguns anos pode vir só a borrinha preta, às vezes pode só aquela manchinha de sangue e tem meninas que realmente menstruam uma vez e não menstruam mais, é totalmente normal, é natural. Então quando ela ficar um pouco mais velha entre 16 e 18 anos, vai normalizar. Isso varia de menina para menina, com o tempo o ciclo menstrual vai dando uma organizada, fica tranquila”, disse ela.

A Simone da Vila Bringel perguntou se sangrar durante o início da gravidez é normal.

“Sangramento na gravidez não é normal você deve procurar logo o médico, o obstetra para fazer uma avaliação melhor, para ver se existe o risco de um abortamento coisa desse tipo, mas não é normal não é para sangrar durante a gestação”, aconselhou.

A Marijane do estado do Piauí falou sobre uma questão bastante comum, ela perguntou para a Drª Késia se tomar anticoncepcional para evitar gravidez e sentir dor de cabeça é comum.

“Existem algumas medicações que realmente dão, algumas meninas ou mulheres contam que sentem dor de cabeça, náusea ou ânsia de vômito. A melhor opção é tentar trocar o anticoncepcional. Existem anticoncepcionais hoje que são lançamentos no mercado, eles realmente diminuem essa náusea, ânsia de vômitos e a cefaleia, que é a dor de cabeça e ela costuma piorar antes da menstruação, é isso que a gente chama de TPM, que é a tensão pré-menstrual, mas existem mais modernos e eles tendem a diminuir esses sintomas, então seria bom Mariane você conversar com seu médico e ver a possibilidade de trocar o método de concepção, para você sentir-se um pouco melhor”, disse a especialista.

Quem quiser participar do quadro, pode enviar a mensagem durante o programa.
No Fala Doutora, Késia Holanda tem orientado mulheres de todas as idades sobre higiene íntima, ciclo menstrual, mudanças físicas e psicológicas na adolescência, início da vida sexual, prevenções de doenças e gravidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here