Início Notícias Doenças cardiovasculares representam 30% das mortes no Brasil

Doenças cardiovasculares representam 30% das mortes no Brasil

452
Foto: reprodução

A cada 90 segundos uma pessoa morre no país, aponta a Sociedade Brasileira de Cardiologia

O setembro vermelho marca a sensibilização sobre os cuidados com a saúde do coração, reforçando as mobilizações para o Dia Mundial do Coração (29). São mais de 1.100 mortes por dia, em média 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos, afirma a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O cardiômetro, indicador de mortes da Sociedade, aponta que, até o momento, já foram registradas mais de 300 mil mortes no Brasil.

Obesidade, tabagismo, consumo excessivo de sal e sódio, sedentarismo, hereditariedade são os principais fatores riscos. “Em sua maioria são fatores comportamentais e que podem ser evitados/prevenidos. Mudanças de hábitos alimentares, prática de atividade física, controle da diabetes, hipertensão, obesidade são ações que ajudam a manter um coração mais saudável”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem, da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Ana Paula Andrade.

As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes em comparação a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que causas externas (acidentes e violência) e 3 vezes mais que as doenças respiratórias. “As doenças do coração são responsáveis por 30% de óbitos no Brasil e a principal no mundo. A maioria das pessoas busca assistência quando já estão doentes, mas o fundamental é estabelecer exames preventivos, buscar hábitos de vida mais saudáveis”, alerta Ana.

Dentre as cardiopatias ou doenças cardiovasculares estão: doença coronariana, doença cerebrovascular, doença arterial periférica, doença cardíaca reumática, cardiopatia congênita, trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Dicas para um coração mais saudável  

  • Inclua uma dieta rica em verduras, legumes, grãos e frutas na sua rotina
  • Alimentação rica em fibras ajuda a reduzir o colesterol
  • Manter o peso ideal contribui para o controle da hipertensão, diabetes e colesterol
  • Se há muitos casos de doenças cardíacas na família, previna-se desdecedo
  • Caminhadas diárias de 30 minutos são uma boa opção para começar a se exercitar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here