Início Notícias Agricultores do Norte e Nordeste poderão renegociar dívidas rurais até o final...

Agricultores do Norte e Nordeste poderão renegociar dívidas rurais até o final de 2018

626

A iniciativa, coordenada pelo ministro da Integração, Hélder Barbalho, está permitindo que milhares de agricultores recuperem o crédito

ASCOM / Foto: divulgação

O Governo Federal decidiu prorrogou por mais 1 ano o prazo para que agricultores do Norte e do Nordeste possam renegociar suas dívidas rurais.

A prorrogação é válida para financiamentos com recursos dos fundos constitucionais das duas regiões (FNO e FNE), contratados por intermédio do Banco da Amazônia e Banco do Nordeste até 31 de dezembro de 2011.

Agora, a renegociação que garante descontos de até 95% sobre o saldo devedor poderá ser feita até 27 de dezembro deste ano.

A iniciativa, coordenada pelo ministro da Integração, Hélder Barbalho, está permitindo que milhares de agricultores recuperem o crédito e melhorem também sua condição financeira.

De acordo com o Ministério, mais de 235 mil agricultores já regularizaram sua situação. A extensão do prazo foi estabelecida pela Lei 13.606/2018, publicada na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial da União.

Além dos produtores rurais do Norte e Nordeste, também serão beneficiados agricultores do norte de Minas Gerais e do norte do Espírito Santo.

Mais de milhão de operações de crédito poderão ser repactuadas, sendo 860 mil na região Nordeste e 209 mil na região Norte. Os interessados deverão procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.

No Nordeste, mais de 202 mil agricultores regularizaram seus débitos. Foram 118.946 renegociados e 83.859 quitados. Para a região, foi ampliado de 85% para 95% o percentual de desconto máximo para quem deseja pagar o débito de uma só vez.

O montante liquidado garantiu a recuperação imediata de R$ 563 milhões para novos investimentos nos estados atendidos pelo FNE. Os dados são do último mês de novembro, balanço mais recente disponibilizado pelo Banco do Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here