Início Notícias ABNT e a sua atuação no combate a incêndios florestais e queimadas

ABNT e a sua atuação no combate a incêndios florestais e queimadas

833
Foto: reprodução

Pergunte a qualquer universitário e ele lhe dirá: as normas da ABNT são uma das maiores dores de cabeça na hora de elaborar trabalhos acadêmicos, modelos de relatório nas normas da ABNT e até projetos de iniciação científica.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas se faz presente na vida de todos os integrantes do mundo acadêmico, desde professores, a alunos e pesquisadores.

Isso ocorre pois toda a produção científica e acadêmica realizada em território nacional deve seguir de maneira rigorosa as regras e recomendações da Associação, a fim de estabelecer um padrão para esta produção.

Contudo, a ABNT é um órgão cuja atuação extrapola apenas a normatização de projetos e normas laboratoriais e, como veremos hoje, todo o contexto de degradação ambiental, queimadas e desmatamento resultou na atuação da ABNT neste caso.

Novas normas na prevenção de queimadas e incêndios

De acordo com a revista Money Times, extremamente renomada no meio econômico, em uma reportagem publicada no dia 23 deste mês, a Associação Brasileira de Normas Técnicas emitiu no dia 25 um guia completo para a prevenção e combate de incêndios florestais e queimadas.

Ainda, é possível encontrar na própria página da ABNT mais detalhes sobre a reportagem. O título dado ao conjunto de normas publicado pela ABNT é: 

‘’ABNT PR 1014 – Guia de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndio florestal.’’

Com isso fica clara a importância e a atuação da ABNT fora do universo dos vestibulandos em 2021 e também um pouco fora dos muros da universidade, de maneira que a importância deste órgão para a sociedade e para as políticas públicas se torna nítida.

Foto: reprodução

A guia foi anunciada pela ABNT na quarta-feira (25) desta semana em um evento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) que foi também transmitido no YouTube pelo canal da própria ABNT.

No evento, o presidente da Associação ponderou sobre a importância do documento elaborado pela Associação em um momento e contexto global de mudanças climáticas e depredação ambiental.

Ainda de acordo com o presidente da Associação, Mario William Esper,  há expectativas de que a guia possa auxiliar e contribuir em diversos setores:

  • Esferas políticas
  • Setor privado
  • Agências públicas
  • Órgãos não-governamentais
  • Sociedade civil

De modo que a guia atue de maneira a instruir estes órgãos na área de gestão de incêndios florestais e queimadas em relação à prevenção e combate a estes incêndios.

A publicação desta guia e o comunicado do presidente da ABNT são, de fato, extremamente importantes neste contexto atual. Mas qual é exatamente o contexto? O que vem ocorrendo no país que fez com que a atuação da ABNT fosse necessária?

Contexto de queimadas e desmatamento 

Basta uma simples pesquisa com os termos ‘’Queimada e Brasil’’ para encontrar alguns resultados alarmantes, que mostram o descaso ambiental público que o país passa.

Por exemplo, no último mês, a G1 publicou duas matérias que ilustram um pouco do quadro:

  • Em 8 meses, Brasil tem maior número de queimadas em áreas da Mata Atlântica nos últimos 15 anos.
  • Queimada no Pantanal destrói quase mil hectares em dois dias, de acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Mas de onde vêm estas queimadas? Elas são naturais? De fato, existem alguns biomas que sofrem com incêndios causados de forma natural, nos períodos de transição entre a chuva e a seca.

O Cerrado, por exemplo, com sua vegetação seca, possui regimes de incêndios naturais para sua manutenção. 

Contudo, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica e o Pantanal não apresentam regimes de incêndio em seus ciclos. Então de onde suas queimadas vêm?

Relação das queimadas com o agronegócio

As queimadas são uma técnica largamente utilizada por grandes fazendeiros e pecuaristas, visando abrir espaço para o cultivo de soja, para alimentação do gado e para a pastagem.

Contudo, não é preciso ser nenhum expert para perceber que esta técnica é extremamente prejudicial ao meio ambiente e, por consequência, para a população humana em geral.

Alguns dos impactos que esta prática apresenta para o meio-ambiente e para a população em geral são:

  • Aumento da temperatura
  • Interferência no regime de chuvas
  • Alteração na umidade e qualidade do ar
  • Comprometimento da capacidade de sucessão de um ecossistema
  • Mortandade de espécies animais e de plantas
  • Problemas de saúde para a população

Por exemplo, diversos especialistas como físicos, biólogos e meteorologistas apontam que a flutuação climática vista neste ano pode ter sido possivelmente pelas queimadas de 2020 e 2021 no Pantanal e na Amazônia.

Logo, a atuação da ABNT, além de órgãos públicos convencionais e Organizações não-governamentais se mostra essencial no combate a esta prática e na gestão contra incêndios e queimadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here