Início Notícias Vereador faz homenagem a ícone do bairro Universitário de Araripina

Vereador faz homenagem a ícone do bairro Universitário de Araripina

1131

O Projeto de Lei de autoria de Evilásio Mateus, denomina de Inácio José da Silva, a rua Projetada localizada no antigo bairro da Cohab.

Da Assessoria de Comunicação / Foto: Ivo Rodrigues

A Câmara de vereadores aprovou na 10° sessão do primeiro período, ocorrida na última quarta-feira, 29, o projeto de lei 012/2017 de autoria do vereador Evilásio Mateus (PSL). O projeto denomina de Inácio José da Silva, a Rua projetada localizada paralela à Rua Francisco Jeú de Andrade, no Bairro Universitário em Araripina.

Para Evilásio, seu Inácio foi um cidadão que contribui com o desenvolvimento da cidade, ajudando a alicerçar na construção do bairro Universitário (Cohabe).

– “Seu Inácio foi um homem exemplar para a cidade de Araripina e contribuiu com o seu desenrolamento, escolheu Araripina para trabalhar e construir sua família, deixando um grande legado para todos nós”.

Conheça um pouco da história de Seu Inácio:

Inácio José da Silva, filho de José Zeferino da Silva e Maria da Conceição, natural de Curralinho, distrito de Simões, PI. Trabalhou como funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí. Ainda jovem, mudou-se para à cidade de Araripina (PE), onde constitui família com a araripinense Maria de Sousa Silva. Tornando-se na época um agricultor de grande influência.

No início da década de 80 foi um dos primeiros moradores do bairro Universitário (Cohab), contribuindo ativamente para o seu desenvolvimento, atuou como vice-presidente do bairro, vindo a ser posteriormente, presidente comunitário. Investiu na economia da cidade como empreendedor no ramo de taxi e criou empresa de prestação de serviços no terminal rodoviário, administrado pelos filhos. Prestou serviços para a igreja católica de Araripina, como conselheiro de noivos, orientador de pais e padrinhos, um dos principiantes no grupo de casais com Cristo. Prestou trabalho voluntário para pastoral da família, atendendo crianças carentes da região.

Voltou a trabalhar como técnico da fazenda estadual do Piauí, mas optou por continuar a morar na cidade de Araripina, onde criou e educou filhos e netos. Referência na cidade e no bairro local como um homem trabalhador, honesto, prestativo, caridoso, bom pai, bom marido, temente a Deus.

Atuante na política de Araripina, estando sempre presente nas reuniões na Câmara de Vereadores, foi formador de opinião nas reuniões da comunidade. O primeiro morador e investidor na construção de um loteamento na frente do estádio de futebol na cidade. Foi visionário, buscando investir no desenvolvimento do município.

Faleceu no dia 11 de setembro de 2016, aos 81 anos, neste mesmo bairro, onde escolheu para viver, trabalhar e criar família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here