Início Notícias Trump e Kim Jong Un trocam aperto de mãos histórico em Cingapura

Trump e Kim Jong Un trocam aperto de mãos histórico em Cingapura

705

Os dois caminharam um em direção ao outro e trocaram o aperto de mãos em um luxuoso hotel de Cingapura

AFP / Foto: SAUL LOEB / AFP

O presidente americano, Donald Trump, e seu contraparte norte-coreano, Kim Jong Un, fizeram História na manhã desta terça-feira (12) (noite de segunda no Brasil), como os primeiros líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte a se reunir.

Os dois caminharam um em direção ao outro e trocaram o aperto de mãos em um luxuoso hotel de Singapura, antes de participarem de uma série de reuniões com ramificações para todo o mundo.

Em uma rápida declaração aos jornalistas, Trump previu uma “relação fantástica” com Kim Jong Un. “Nós vamos ter um ótimo relacionamento, eu não tenho dúvida”.

Kim destacou que seu país e os Estados Unidos superaram muitas dificuldades de uma história difícil para realizar a cúpula em Singapura. “O caminho para chegar até aqui não foi fácil. Os velhos preconceitos e práticas funcionaram como obstáculos no nosso caminho, mas superamos todos eles e estamos aqui hoje”.

Os dois homens, de trajetórias e estilos radicalmente diferentes e com mais de 30 anos de diferença, mantêm um encontro a sós, antes de se reunirem com suas respectivas equipes e compartilharem um jantar de trabalho.

Apesar da espetacular aproximação diplomática dos últimos meses, persistem muitas dúvidas sobre a cúpula entre os dois dirigentes.

Trump, que tem pouco mais de 500 dias na Casa Branca, vive um dos momentos mais importantes de sua Presidência no cenário internacional, onde tem desagradado muitos líderes, inclusive alguns dos aliados dos Estados Unidos.

Em uma série de tuítes postados horas antes do evento em Singapura, Trump indicou que os preparativos do encontro “iam bem”.

“Em breve todos saberemos se pode haver ou não um acordo real, diferentemente dos do passado”, tuitou, antes de atacar em outra mensagem os “haters e perdedores” que consideram uma concessão arriscada a Kim, com quem o presidente americano trocou ameaças e insultos durante meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here