
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J.D. Vance, bateram boca com o ucraniano Volodmir Zelenski, chamado por eles de “desrespeitoso” durante encontro na Casa Branca.
Zelenski foi a Washington com a expectativa para assinatura do acordo para exploração de minerais na Ucrânia. Durante reunião no Salão Oval da Casa Branca, Zelenski disse a Trump que não se pode confiar nas promessas de paz de Vladimir Putin, observando o histórico de promessas não cumpridas do líder russo. Trump disse que Putin não quebrou acordos com ele.
“Você precisa ser mais grato”, disse Trump a Zelenski, que acusou de “apostar” uma 3ª Guerra Mundial.
Trump repreendeu Zelenski depois que o vice-presidente JD Vance, uma das vozes mais céticas do governo em relação à Ucrânia, disse que o presidente estava sendo desrespeitoso por debater com Trump no Salão Oval na frente da imprensa americana. “Você já disse ‘obrigado’ uma vez?” perguntou Vance a Zelenski.
Em meio à discussão Trump ameaçou Zelenski: “Ou você fecha o acordo ou estamos fora”. O presidente americano tem pressionado pelo fim da guerra na Ucrânia e deu início a conversas com a Rússia, sem a presença dos ucranianos./AP