Início Notícias Secretário chama de “caça as bruxas” operações da PF na Prefeitura do...

Secretário chama de “caça as bruxas” operações da PF na Prefeitura do Recife

458

Em entrevista ao G1, o secretário estadual de Saúde, André Longo, criticou as operações da Polícia Federal em 2020 sobre gastos da covid-19 na Prefeitura do Recife, chamando as investigações de “caça às bruxas”.

André Longo tentou justificar que as operações levaram as organizações sociais a não se interessarem para instalar um novo hospital de campanha, em 2021. Duas licitações fracassaram em 2021.

“É certo que aquela caça às bruxas que houve em relação a essas organizações naquele período que se abriu hospitais de campanha, com operações, pode ter gerado um temor nessas organizações sociais em relação a esse novo projeto que foi lançado”, acusa o secretário de Paulo Câmara.

Sete operações da Polícia Federal investigaram em 2020 supostos desvios de recursos públicos na Prefeitura do Recife, na gestão de Geraldo Júlio (PSB), durante o enfrentamento da pandemia. Em todas estas operações, ocorreram mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura. O Ministério Público Federal chegou a pedir a prisão temporária do então secretário Jailson Correia, mas foi negada pela Justiça.

Ao contrário do que afirma o secretário André Longo, as provas eram contundentes, rebate uma fonte na Polícia Federal sob reserva.

Com a apreensão dos celulares dos secretários de Geraldo, se divulgou na imprensa diálogos não republicanos sobre a aquisição de respiradores testados em porcos para a covid-19. Uma das empresas que mais recebeu dinheiro da Prefeitura esteve registrada em nome de uma empregada doméstica. O COAF, órgão do Banco Central que investiga movimentações bancárias, fez relatório dizendo que Jailson Correia não tinha como justificar sua movimentação bancária.

Jailson Correia já tentou por várias vezes anular as operações no TRF5 e no STJ, sempre tendo seus pedidos rejeitados por unanimidade dos ministros e desembargadores.

Ao chamar as sete operações da Polícia Federal de “caça às bruxas”, o governo Paulo Câmara entra nesta narrativa aparentemente para apoiar o novo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, o ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), que até hoje não se pronunciou à imprensa sobre as sete operações da Polícia Federal na sua gestão. Geraldo será o candidato do PSB a governador em 2022.

Resta agora saber se os delegados da Polícia Federal aceitarão serem chamados de “inquisidores” pelo representante do primeiro escalão de Paulo Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here