Início Notícias Representando Araripina, Roseilton participa de reunião sobre energia limpa na CHESF; ouça...

Representando Araripina, Roseilton participa de reunião sobre energia limpa na CHESF; ouça entrevista

357
Foto: reprodução

Superintendente de engenharia de geração, Douglas Balduino, gerente de departamento de energia eólica, Tulío Trajano, gerente de departamento de energia solar, Eduardo Jatobá, e o presidente da Câmara de Araripina, Roseilton Oliveira

Por Cidinha Medrado especial para o blog

O presidente da Câmara Municipal de Araripina esteve em reunião com o superintendente de engenharia de geração da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), Eduardo Alexandre Matos. Em entrevista concedida ao jornalista Roberto Gonçalves, nessa terça-feira (21), naArari FM, ele disse que a conversa girou em torno da geração de energia eólica e solar, a CHESF é uma das empresas da Eletrobras, é uma sociedade de economia mista e capital aberto que administra 14 usinas hidrelétricas, uma termelétrica, 111 subestações e mais de 19 mil quilômetros de linhas de transmissão em todo o território nacional.

O vereador presidente, disse que saiu da sala animado com a conversa que aponta novidades do desenvolvimento para a região do Araripe, reconhecida pela empresa como uma grande geradora de energia eólica (produzida a partir da energia cinética do vento (massas de ar em movimento) e do aquecimento eletromagnético do Sol (energia solar), que, juntos, movimentam as pás de captadores), ele também deixou claro que o poder público de Araripina está à disposição para implementação de projetos.

“A gente tinha marcado essa audiência para tratar sobre alguns projetos de extensão de energia eólica e energia solar em Araripina, na realidade, são projetos que valem para o Brasil, a energia eólica mudou totalmente a realidade de alguns municípios, como Marcolândia, Simões e Curral Novo no Piauí”, disse Roseilton.

O Brasil visualizou essa questão da geração de energia eólica e se tornou o maior produtor de energia renovável do mundo, o Nordeste, o principal produtor da energia eólica, destacando a região do Araripe, cidades como Araripina e Ouricuri com excelente potencial, reconhecido nacionalmente.

“Araripina tem buscado parceria para desenvolvimento da região na questão da energia eólica e solar”, disse ele.

Em uma entrevista ao Jornalista Roberto Gonçalves do Programa Araripina Urgente, Roseilton comentou que Araripina está com sinal de crescimento turístico, e que a geração de energia vem atraindo novos empreendimentos, aproveitado essa potencialidade, tem levantado novos negócios e mudando situações.

“Uma das coisas mais importantes que eu achei e que eles elogiaram muito, foi que a cidade já tem uma agência de meio ambiente, isso facilita muito, é uma realidade que vem acontecendo. Espero que os nossos jovens venham a se preparar para que a gente não entre só com uma mão de obra pesada, mas que tenhamos uma gente preparada, não só para participar, mas também para dar esse suporte”, comentou. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here