Início Notícias “Queda de apenas 4,1% do PIB em 2020 é motivo para comemoração”,...

“Queda de apenas 4,1% do PIB em 2020 é motivo para comemoração”, diz Valdir Alencar; ouça

450
Foto: arquivo Blog do Roberto

Para o especialista, o comportamento do brasileiro relacionado à economia, faz com que esqueçamos muito rápido os precendentes econômicos

Por Cidinha Medrado para o Blog

Afetado pelo Pandemia, o PIB – Produto Interno Bruto Brasileiro, teve uma queda referente à economia de 2020 de 4,1%. O PIB significa a soma de todos os bens produzidos pelo país. De acordo com o especialista em banco de varejo, Valdir  Alencar,  o comportamento do brasileiro relacionado à economia, faz com que  esqueçamos muito rápido os precendentes econômicos. Ele disse isso, referindo-se à situações anteriores de quedas do PIB, como em 2015, mesmo sem crise, chegou a de 3,5%, em 2016 chegou a 3,3%.

“Realmente em 2020 chegou a 4.1%, mas isso poderia ser motivo de comemoração, porque 31 países, os principais do mundo, despencaram mais que o Brasil. Arábia Saudita, França, Alemanha, Austrália, Hong Kong, Itália e Reino Unido foram alguns dos países mais afetados. O Brasil que está entre as dez maiores economias do mundo, foi um dos menos afetados. Uma queda, com boas chances de recuperação. A própria China que originou esse problema para o mundo todo, fechou positivo em 2020, em somente 2,3%,  ela que cresce em média 6 a 8% por ano. Mesmo assim, foi o único que teve crescimento positivo”, “, disse o especialista em entrevista ao comunicador Roberto Gonçalves na Rádio Arari FM.

Sobre a tempestade na saúde e as medidas tomadas pelos governos de fechar totalmente ou parcialmente o comércio, Valdir Alencar criticou. Ele disse que em alguns casos os representantes tem mudado a visão para a política, mas que é preciso ações reais para sustentar o país, e que a previsão de crescimento econômico para 2021, o especialista indicou que o país pretende alcançar mais 3,5%, vai sendo adiado pelo novo fechamento do comércio.

“Como é que eu vejo tudo isso? Com todo respeito, tem que cumprir rigorosamente as normas recomendadas, agora, volto a dizer, que o comércio do Brasil e do mundo não tem nada a ver com o crescimento da pandemia. Nossa indústria não tem nada a ver com isso.No meu ponto de vista, o comércio deve abrir normalmente, o povo precisa trabalhar, é claro respeitando todas as regras”, disse Alencar.

Para ganhar confiança dos governantes, o povo precisa tratar o momento de acordo com as dificuldades exigidas, ou a situação econômica poderá se agravar ,e para alcançar melhor resultado, a sociedade tem que aceitar e cumprir as medidas preventivas. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here