Início Notícias Quase 50% dos brasileiros acham que o Brasil “vive ditadura do judiciário”,...

Quase 50% dos brasileiros acham que o Brasil “vive ditadura do judiciário”, diz pesquisa

60
Foto: Agência Brasil

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Atlas Intel mostrou que 47,3% dos brasileiros acreditam que o país “vive sob uma ditadura do judiciário”. A pesquisa ouviu 1.615 pessoas nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2024, mesmo período de repercussão da megaoperação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Para 16,7% dos entrevistados, o país não vive uma ditadura do judiciário, mas muitos juízes “cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. Para outros 20,9%, “o judiciário está cumprindo o seu papel corretamente”.

No mesmo levantamento, 42,2% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente “está sendo perseguido injustamente. Outros 46,5% disseram acreditar que Bolsonaro “planejou um golpe de estado” como sugere a PF.

Em outro tópico, 41,3% disseram que não teriam apoiado o ex-presidente caso ele tivesse decretado estado de sítio no segundo turno das eleições de 2022 para tirar os poderes do STF.

Quando perguntados sobre uma possível prisão de Bolsonaro, 38,2% dos entrevistados disseram acreditar em uma prisão do ex-presidente. Para outros 36,4%, Bolsonaro não será preso.

Entre os entrevistados, 39,6% disseram apoiar ou simpatizar com Bolsonaro e 51,1% disseram não simpatizar com o presidente nem apoiá-lo. (Gazeta do Povo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here