Início Notícias PSB decide não ter cargos no iminente governo Michel Temer

PSB decide não ter cargos no iminente governo Michel Temer

578
alt

altDecisão foi tomada pela Executiva nacional do partido na noite desta terça-feira (10)

Por Franco Benites / Foto:Divulgação/PSB

Após uma reunião iniciada à tarde e finalizada às 19h desta terça-feira (10), a Executiva do PSB decidiu que o partido não vai integrar o iminente governo Michel Temer (PMDB) com cargos. Foram 22 votos contra a participação na gestão peemedebista e oito favoráveis. As bancadas da legenda na Câmara e no Senado queriam contribuir mais de perto com o atual vice-presidente, mas na Executiva, como se comprovou por meio da votação, a opinião era em sentido contrário.

Após a reunião, a Executiva nacional do PSB divulgou um documento em que reitera os dez pontos de uma agenda mínima para o país, já proposta ao vice-presidente Michel Temer. Essa agenda prevê, por exemplo, a reengenharia do Estado, a adequação das políticas fiscal, monetária e cambial, a adoção de estratégias de desenvolvimento e a preservação dos direitos sociais conquistados na Constituição de 1988. A carta também traz críticas à presidente Dilma Rousseff (PT).

Estiveram presentes no evento desta terça-feira o governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, e o prefeito do Recife Geraldo Julio, primeiro-secretário nacional do partido. Os pernambucanos defendiam que o PSB contribuísse com o governo Temer sem a participação em ministério, adotando a postura de “independência” implementada após o romper a aliança com o PT em 2013.

Já o senador Fernando Bezerra Coelho era favorável à participação socialista na futura gestão Temer uma vez que o seu filho, o deputado federal Fernando Filho, estava cotado para ocupar a pasta da Integração Nacional. O parlamentar pernambucano ainda pode ser ministro, mas na condição de cota pessoal do peemedebista e sem representar politicamente o PSB uma vez que  a postura socialista será de não referendar qualquer escolha feita pelo futuro presidente.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here