Início Notícias Projeto Educação e Justiça pela Paz avança no Sertão do Araripe

Projeto Educação e Justiça pela Paz avança no Sertão do Araripe

848
alt

alt

Um ano depois de lançado em Araripina (Sertão do Araripe) pelo promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto, o projeto Educação e Justiça pela Paz chega ao município de Exu. Na sexta-feira, 8 de agosto, centenas de estudantes, professores e pais de alunos da rede estadual de ensino estarão reunidos na quadra municipal de esportes para assistir palestras do procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e do idealizador do projeto. Em um ano de existência, mais de 10 mil pessoas participaram desta ação que conta com apoio da Gerência Regional de Educação do Sertão do Araripe (GRE).

O ponto nodal desta iniciativa consiste em difundir cultura de paz, por meio de pequenas ações do cotidiano escolar, apesar de se fazer imperiosa sua disseminação em todo o Estado. O projeto tem como público-alvo professores da rede pública estadual, visando difundir a ideia de paz nas escolas, sensibilizando as famílias, berço natural de toda sociedade. “A violência nos lares e nas escolas tem dificultado a arte de educar, levando os educadores ao desestímulo, o que tem desvirtuado o papel da escola no fortalecimento do conhecimento, da cultura e da cidadania”, observa o promotor de Justiça.

Inaugurado em Araripina, em junho de 2013, o projeto Educação e Justiça pela Paz ultrapassou as fronteiras da sua cidade-sede e já chegou nas cidades de Trindade, Ouricuri, Ipubi, Bodocó, Santa Cruz, Granito e Santa Filomena. Agora será a vez do município de Exu.

Na avaliação de Manoel Dias, a iniciativa vem alcançando excelentes resultados no seio escolar.
Essa iniciativa continua ganhando corpo e acaba de ser selecionada a concorrer ao Prêmio Innovare/2014. Chegou a ser contemplando com o Troféu Você e a Paz, concedido pela Mansão do Caminho, em reconhecimento pela expressiva contribuição à sociedade, através da criação e implantação da cultura de paz. O troféu foi entregue em 19 de dezembro de 2013, pelo professor e orador Divaldo Pereira Franco, durante a realização do 16º Movimento Você e a Paz, em Salvador (BA).

Essa premiação, que agraciou apenas dez projetos de todo o país e do exterior, teve sua origem focada no ano de 2000, eleito pela Assembleia Geral da ONU como Ano Internacional por uma Cultura de Paz. Persistindo em sua meta pela paz, a Mansão do Caminho, em conformidade com os esforços promovidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), instituiu o Troféu Você e a Paz para destacar e homenagear personalidades, empresas e instituições que vêm contribuindo para a construção da paz e da harmonia social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here