Início Notícias Procura por vacinas contra a febre aftosa ainda é pequena em Araripina

Procura por vacinas contra a febre aftosa ainda é pequena em Araripina

527
alt

alt

Comerciantes acreditam que procura aumente na segunda quinzena.

Por Roberto Gonçalves

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou no dia 1º de novembro e os criadores têm até o final do mês para imunizar o rebanho. Em Araripina e outros municípios do Sertão pernambucano, a procura pelas vacinas ainda está pequena e os donos das lojas de produtos veterinários, onde os produtos são vendidos, acreditam que a procura aumente na segunda quinzena de novembro.

De acordo com o dono de uma das três lojas onde se vendem as vacinas em Araripina, os criadores deixam sempre para imunizar o rebanho perto do final do prazo. Outro fator que também pode ter contribuído para a diminuição da procura é a seca. “A seca provocou em muitos criadores a necessidade de vender parte do seu rebanho. Então a tendência é de ter diminuído o número de animais.

No município de Araripina , os criadores de 22.144 bovinos e bulalinos precisam ficar atentos para imunizar o rebanho. A meta é que, pelo menos, 90% destes animais sejam vacinados. Segundo José Ribamar, gerente regional da Adagro, a campanha da primeira dose, realizada em maio deste ano, conseguiu vacinar  94,1% dos animais da região.

Pernambuco foi reconhecido em 2014 como área livre da doença. E para permanecer com este certificado é preciso que os criadores continuem imunizando os animais. A vacina custa em média R$ 20.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here