Início Notícias Presidente do Senado dá sinais de que levará adiante processo de impeachment...

Presidente do Senado dá sinais de que levará adiante processo de impeachment de ministro do STF

615
Foto: reprodução

São mais de 70 pedidos à espera, muitos sem base legal, mas alguns requerimentos contra Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes podem ser levados a sério

Por José Maria Trindade / Rádio Jovem Pan

Há no Congresso o sentimento de que estamos prestes a assistir à votação de um pedido de impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal no plenário do Senado. Isto é uma grande novidade e pode mudar o conceito de relação institucional. Só o julgamento, a votação, já significa um passo importante. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, admitiu a pelo menos dois interlocutores que deve “lavar as mãos” e deixar para o plenário decidir. É assinar e mandar para a Comissão de Constituição e Justiça. São mais de 70 pedidos de impeachment. Muitos sem base legal, com documentos contraditórios e sem representatividade. Mas existem requerimentos que podem ser levados à sério, sobre ministros como Gilmar MendesAlexandre de Moraes e até Edson Fachin. A novidade agora é o requerimento apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Com quase três de milhões de assinaturas, o pedido de afastamento continua recebendo apoio.

A democracia não admite um poder moderador, como querem defensores do Supremo. Sendo assim, ninguém dá a palavra final como num regime absolutista, onde o rei fala e pronto, está decidido. Depois de fazer o julgamento como última instância no plenário do STF, o processo de decisão pode ser reiniciado com a votação no Congresso de uma emenda constitucional ou mesmo um projeto de lei, que terá que passar pela sansão do presidente da República. Cabe ao Senado, segundo a Constituição, julgar ministros do Supremo. A lei de impeachment, no artigo 39, até define os casos. O primeiro motivo descrito como crime de responsabilidade é o de alterar, por qualquer forma, exceto por via de recurso, a decisão ou voto já proferido em sessão do Tribunal. Ainda: proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa, exercer atividade político-partidária, ser patentemente desidioso no cumprimento dos deveres do cargo e proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções. Não é muito difícil enquadrar um ministro que incorra em quebra de uma das regras.

Até hoje, o presidente do Senado tem segurado os pedidos de afastamento de ministros do Supremo. A estratégia é não despachar, nem sim nem não. Se houver um despacho, mesmo que negando a abertura do impeachment, os partidos podem recorrer ao plenário. Os últimos presidentes não despacharam ou arquivaram por inépcia ou falta de documentos necessários. Desta vez o presidente do Senado está indicando que vai levar o processo adiante. Desta vez a retenção já está grande demais e está chegando o momento em que não haverá mais como segurar. O senador Jorge Kajuru relata que ouviu de Rodrigo Pacheco um sinal positivo. O presidente falou também a outros parlamentares que deve despachar e a decisão final ficaria com o plenário. Há um grupo grande de senadores a favor de abrir o processo para debate em plenário, mas outro grupo também representativo que é contra e conversa diretamente com ministros do Supremo. Os ministros também procuram senadores, o que aumenta o poder dos que dependem de julgamentos entre os integrantes da Suprema Corte. “Uma espécie de troca entre processados e julgadores”, segundo relatam senadores.

Não há número para a aprovação de impeachment de ministro, mas a cautela indica a eles não deixar o assunto prosperar. É um processo muito importante do ponto de vista de divisão de poder. Só o julgamento em plenário, onde o ministro terá que se defender e pedir votos, já mudaria o ambiente e a relação de forças na Praça dos Três Poderes. Este é o trabalho de bastidores no Congresso que valorizaria inclusive os processados e os que temem processos futuros. Exatamente por este raciocínio é que deputados e senadores entendem que é preciso colocar pelo menos um pedido de impeachment no plenário. Em resposta ao requerimento de impeachment do ministro Alexandre de Moraes e à agenda aberta pelo presidente Rodrigo Pacheco para receber o requerimento do senador Jorge Kajuru, uma cachoeira de ações contrárias se abateu sobre o Senado. As pressões não vieram só dos poderosos, o senador Rodrigo Pacheco teve que suspender o acesso às suas mídias sociais, tamanha a manifestação do público para abertura do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here