Início Notícias Pernambuco mantém saldo positivo de empregos, com criação de mais 2,1 mil...

Pernambuco mantém saldo positivo de empregos, com criação de mais 2,1 mil postos em fevereiro

55
Foto: reprodução

O Estado é o maior empregador de mulheres do Nordeste. Os dados são do Novo CAGED, método de geração de estatísticas do emprego formal

No segundo mês de 2024, Pernambuco obteve, mais uma vez, saldo positivo de empregos formais. Com 2.145 novas carteiras de trabalho assinadas em fevereiro, o estado é o terceiro maior gerador de empregos do Nordeste. Também houve aumento no salário médio de admissão, que cresceu 2,27% em relação a janeiro, custando R$1.905,25.  As informações são do Novo Caged, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Manter o saldo de empregos positivo é uma demonstração importante de que Pernambuco continua movimentando a economia e abrindo oportunidades.  Além disso, os dados indicam uma melhora na qualidade desses empregos, visto que o salário médio teve um aumento real, estando acima da média do Nordeste. O salário médio pago no nosso estado em fevereiro é o segundo maior da região”, afirma a titular da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires.

MULHERES – Em relação à população feminina, os números seguem avançando no estado. No mês de fevereiro, a criação de empregos para mulheres quase triplicou na comparação com janeiro deste ano. Com 3.158 novos postos preenchidos por elas, Pernambuco apresentou, novamente, o maior saldo de empregos formais para mulheres, do Nordeste.

“Consolidar a presença feminina no mercado de trabalho formal é um dos grandes objetivos do Governo do Estado. Estamos trabalhando, cada vez mais, para impulsionar o desenvolvimento profissional das pernambucanas. Para isso, a SEDEPE inaugurou, neste mês de março, a Casa da Trabalhadora. O ambiente, além de acolhedor, é estruturado para receber mulheres que buscam qualificação e emprego, e que precisam levar seus filhos menores enquanto são atendidas”, destaca a secretária.

SETORES – O resultado positivo de janeiro no estado foi puxado pelos setores de Serviços (5.057) e da Construção (682). No primeiro ramo, vale destacar o desempenho da categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, responsável pelo saldo de 1.839 novas contratações. Ainda dentro desta, destacam-se as “atividades administrativas e serviços complementares”, que contrataram 1.746 novos funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here