Início Notícias Governo de PE vai adquirir produção de associações rurais para doação de...

Governo de PE vai adquirir produção de associações rurais para doação de kits de alimentos para famílias carentes

478

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, reforça importância da compra de insumos agrícolas dos pequenos produtores

Foto: Arquivo Blog do Roberto

De um lado, pequenos produtores rurais amargando os impactos da pandemia da Covid-19 em sua produção e venda. De outro, famílias em situação de vulnerabilidade social sofrendo ainda mais por falta de alimentos nesse período de surto da doença. Pensando em atender tanto a demanda econômica quanto a social, o Governo de Pernambuco lança, nesta terça-feira, dia 14 de abril, o Programa Compra Local, numa ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Para o lançamento da iniciativa, a AD Diper investirá R$ 1 milhão, valor suficiente para a compra de 200 toneladas de gêneros alimentícios in natura e processados que serão transformados em 20 mil kits, composto por 13 produtos escolhidos, também, em função do valor nutricional.

Em Pernambuco, assim como em todo o País, a força do mercado local é um dos maiores impulsionadores da economia, o que, por consequência, traduz-se em geração de emprego e renda para a população. Esses mercados e feiras livres são abastecidos, na maioria dos casos, pelas pequenas produções rurais, sendo a principal atividade de grande parte dos moradores. Atualmente, por conta do isolamento social da população para combater a pandemia, esses pequenos produtores tem sido extremamente afetados por não poder vender seus produtos.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, reforça que o Governo tem mobilizado a administração pública em frentes diversas no combate aos efeitos da Covid-19 na economia, e estimular a compra de insumos agrícolas dos pequenos produtores é uma das preocupações que desde o início da pandemia está no radar. “O governador Paulo Câmara tem mantido o diálogo aberto e frequente com o empresariado, mas não apenas isso. No comitê socioeconômico que foi montado pelo governo para estudar os efeitos dessa crise, temos discutido as melhores formas de frear os impactos negativos com medidas eficazes e rápidas. O programa Compra Local surgiu desse cuidado, de continuarmos gera­­ndo renda para os pequenos”, afirma.

O presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, completa a importância do Programa Compra Local para este momento. “O Governo do Estado já vinha travando uma luta diária para recuperação dos efeitos dos últimos anos causados pela crise econômica, e, agora, com a pandemia, está ainda mais empenhado em implantar programas de recuperação da atividade econômica, inclusive com os pequenos produtores”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here