Início Notícias Pernambuco atinge maior índice de homicídios desta década, afirma criador do Pacto...

Pernambuco atinge maior índice de homicídios desta década, afirma criador do Pacto pela Vida

884

Aumento da violência e de homicídios em Pernambuco tem assustado a população.

JC Online / Foto: JC Imagem

O crescimento da violência atingiu nível recorde em Pernambuco. De acordo com o pesquisador e professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Luiz Ratton, que foi o idealizador do programa de segurança Pacto pela Vida, atualmente a taxa de homicídios é de 47 para cada 100 mil habitantes. O índice é o maior desta década.

No ano passado, segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social, foram registrados mais de 4.400 assassinatos no Estado. Apesar de o número consolidado ter que ser divulgado até o 15 de janeiro, isso ainda não aconteceu.

Segundo Ratton, entre os anos de 2013 e 2016 houve um aumento de 38,7% na taxa de homicídios em Pernambuco. É o pior resultado da história do programa de segurança, criado em 2007, no início da primeira gestão do governo Eduardo Campos.

Em 2013, a taxa de homicídios era de 34 para cada 100 mil habitantes. Agora, está em 47. Em postagem publicada nas redes sociais, Ratton ainda pontuou outro dado alarmante: a cada 134 mortes violentas no mundo, uma é registrada em Pernambuco.

“Morte” do Pacto pela Vida

Para o pesquisador e criador do Pacto pela Vida, o programa “morreu”. Confira entrevista dele ao Jornal do Commercio sobre em setembro de 2016 sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here