Início Notícias Na Arari FM, especialista fala sobre o Maio Amarelo e a importância...

Na Arari FM, especialista fala sobre o Maio Amarelo e a importância dos motociclistas usarem EPIs

463
Dr. Pedro Rafel é ortopedista e atende na Clínica Ter + Saúde `às quintas-feira / Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado

Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição aconteceu em 2014. Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Especialista em Ortopedia que lida diretamente com tratamentos de fraturas, o Dr. Pedro Rafael explicou nessa quinta-feira (13) na Arari FM, que existem vantagens sobre a segurança do motorista que precisam ser aproveitadas e chamou a atenção do público para a este combate.

“Eu quero falar sobre a parte de traumas. O Maio Amarelo busca conscientizar os riscos que um acidente traz para si mesmo e para outras pessoas. Se tem um grande acidente, aqui na região nós atendemos com o método ATLS que é uma metodologia que prioriza as vias aéreas mas depois o Ortopedista entra com a importância no tratamento do trauma para estabilizar o paciente”, disse o médico.

Segundo Dr. Rafael, no setor da ortopedia o trauma é considerado uma epidemia, e já que o país passa por uma pandemia do porte do novo coronavirus, preocupa ainda mais o setor de saúde. A maioria dos acidentes acontecem por causa do álcool, da depressão e da velocidade. Para ele, um dos equipamentos de segurança mais importantes é o calçado, porque muitas vezes o motorista se exalta por estar de capacete, de luva e negligencia nesse sentido.

“A gente tá vivendo uma pandemia então a campanha deste ano tenta correlacionar uma coisa com a outra. Muitas vezes ele já acha que está bem usando o capacete e esquece do calçado. Uma fratura no pé dificilmente vai causar a morte que é a pior das consequências. Quando o motorista utiliza uma chinela, o pé na maioria das vezes é o grande lesado, porque uma hora o pé vai colidir contra o chão, e chega na emergência um pé em situações péssimas, na pele, fraturas graves, todo destruído e nossa luta é para salvar o pé e evitar a contaminação”, explicou Pedro Rafael.

O médico falou sobre a importância da orientação e pediu que as pessoas analisem suas atitudes em relação aos equipamentos de segurança e observem a velocidade. Ouça a entrevista na íntegra:

O Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza na internet, para toda sociedade as peças publicitárias da campanha 2021 “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. São 23 imagens que contemplam os mais variados modelos para publicação ou impressão, para todos que irão apoiar e trabalhar a conscientização para um trânsito seguro durante o mês de maio, no site “maioamarelo.com”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here