Início Notícias Mesmo preso, Lula aparece em pesquisas por exigência do TSE, explica CEO...

Mesmo preso, Lula aparece em pesquisas por exigência do TSE, explica CEO do Ibope

795

“As pesquisas, que devem ser registradas no tribunal, devem conter, obrigatoriamente, todos os candidatos registrados”, disse Cavallari

  • Por Jovem Pan / EFE/Fernando Bizerra Jr.

Em detalhamento da pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20), o ex-presidente Lula, que permanece preso em Curitiba após condenação em segunda instância no caso tríplex do Guarujá, possui vantagem sobre o nome do PSL, Jair Bolsonaro, em todas as regiões do País.

Mas a pergunta que ainda circula na sociedade é: por que ele ainda é apresentado nas pesquisas se deverá, possivelmente, ter seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral?

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, justificou a presença de Lula nas pesquisas, mesmo com ele cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão. “Testamos porque o PT registrou a candidatura junto ao TSE e as pesquisas, que devem ser registradas no tribunal, devem conter, obrigatoriamente, todos os candidatos registrados. Até que a candidatura de Lula seja julgada, todas as pesquisas devem conter seu nome”, explicou.

Mas vale lembrar que, durante a realização da pesquisa, os entrevistados não são alertados de que Lula está preso e, segundo a Lei da Ficha Limpa, não pode ser candidato. “A gente não pergunta se sabe que está preso ou se é candidato. Ele consta no registro, então quando clocamos o nome dele no disco e fazemos a pergunta se ‘eleições fossem hoje e candidatos esses’, a pessoa vendo o nome dele fica sem ter a informação de que ele vai ou não ser candidato, se pode ou não”, disse.

Como é feita a pesquisa

As pesquisas são feitas pessoalmente e nos domicílios. É realizada uma amostra do eleitorado brasileiro e distribuído proporcionalmente nas regiões e Estados. Dentro dos Estados são escolhidos municípios e assim é determinado um mapa onde o entrevistador trabalha.

Dentro deste mapa, o entrevistador bate de casa em casa e verifica se o eleitor cumpre os requisitos solicitados na pesquisa: gênero, idade, escolaridade, se é ocupado ou não e o ramo de dependência econômica.

O tempo total de duração de pesquisa é de três dias e as entrevistas duram cerca de 15 minutos.

Se o entrevistador bate na sua casa e não encontra nenhum eleitor que atenda a essas características, naquele mesmo mapa ele vai bater em várias casas para encontrar um eleitor nas condições solicitadas”, reiterou Cavallari.

Confira a entrevista completa com a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here