Início Notícias Manifestantes são presos por participarem de ato pró-Bolsonaro no Recife

Manifestantes são presos por participarem de ato pró-Bolsonaro no Recife

606
JC Online

Participantes do ato em defesa de Jair Bolsonaro no Recife foram detidos, na tarde deste domingo (15), e conduzidos para a Delegacia de Boa Viagem. A informação é de que os manifestantes, considerados líderes do manifesto, teriam desafiado a proibição assinada pelo governador Paulo Câmara (PSB), de realizar atos com público maior que 500 pessoas, por conta do novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada pela própria delegacia. A reportagem do JC esteve no protesto, que independente do decreto levou mais de 500 pessoas às ruas.

O delegado Sylvio Romero está à frente do caso. Os detidos poderão ser autuados por infringência à determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.

DECRETO

O Governo de Pernambuco publicou o decreto, nesse sábado (14), proibindo a realização de eventos com público maior que 500 pessoas, no Estado, devido à pandemia do novo coronavírus. Também anunciou o adiamento da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, que passou para o período de 2 a 7 de setembro de 2020. Além disso, jogos de futebol serão realizados com portões fechados.

Em nota à imprensa, o Governo do Estado afirmou que “todo evento que descumprir o decreto será alvo de investigação policial e seus organizadores podem ser enquadrados no artigo 268, do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa). A pandemia do covid-19 tem afetado o mundo, e o momento exige a compreensão e a colaboração de todos”.

Durante o ato, a reportagem conversou com Mateus Henrique, que é presidente do Direita Pernambuco e ele criticou o decreto do governo estadual. “O decreto com certeza atrapalhou (o ato) porque todo mundo estava motivado e sabendo que iria vir pra cá, mas no final das contas sai esse decreto e existe o medo de repressão do governo. Esse governo (Paulo Câmara) a gente sabe que tem uma postura bem ditatorial, então muita gente ficou com o pá atras de vir”, disse.

RECIFE

Além do Governo do Estado, a Prefeitura do Recife também decidiu proibir a realização de grandes eventos públicos e privados na cidade como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. Um decreto foi publicado nesse sábado (14) pelo prefeito Geraldo Julio e todos os eventos nos equipamentos culturais da PCR serão adiados a partir da próxima segunda-feira (16).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here