Início Notícias Lula desiste de Mantega na Vale e ações da mineradora sobem

Lula desiste de Mantega na Vale e ações da mineradora sobem

184
Crédito: Montagem ISTOÉ: Antonio Cruz/ABr // José Cruz/ABr)

Por Folha de São Paulo

As ações da Vale aceleraram o movimento de alta perto das 13h30 desta sexta-feira (26) com a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PTdesistiu de emplacar o seu ex-ministro Guido Mantega na presidência da mineradora.

Às 16h13, os papéis da mineradora subiam 1,59%, a R$ 69,45 cada um. Na máxima do pregão, foram a R$ 69,81.

Enquanto isso, o Ibovespa tinha ganhos de 0,67%, a 129.031 pontos.

Segundo a coluna Painel, da Folha, Mantega vai divulgar uma carta ainda nesta sexta-feira (26) afirmando que abre mão de ocupar um cargo na Vale, em um movimento articulado junto com o presidente Lula.

A ideia do governo é que isso seja interpretado como uma sinalização para a mineradora privada escolher um outro nome para o cargo de presidente, sem reconduzir Eduardo Bartolomeo, que ocupa o posto atualmente.

O movimento também foi articulado com o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).

A mineradora privada começou a debater nesta semana sobre o comando da companhia nos próximos três anos, com a avaliação de comitê interno sobre a possível recondução do presidente atual.

Nas últimas semanas, membros do governo e aliados do petista fizeram uma ofensiva em defesa do nome de Mantega, enquanto os principais acionistas da companhia, como Bradesco, resistiam à indicação.

O ministro Silveira negou nesta sexta que o presidente Lula tenha tratado sobre sucessão na Vale e afirmou que o presidente “nunca” se disporia a fazer interferência em uma empresa com capital aberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here