Início Notícias Araripina tem 4.602 inscritos no programa Garantia Safra 2023/2024

Araripina tem 4.602 inscritos no programa Garantia Safra 2023/2024

326
Foto: reprodução

Dentre os municípios do Araripe, destaque para Ouricuri, com mais de 7.612 agricultores devidamente inscritos

Por Cidinha Medrado para o blog

A Regional do Araripe, em Pernambuco, apresenta números expressivos de inscritos no programa Garantia Safra para a safra 2023/2024. Dentre os municípios da região, destaque para Ouricuri, com mais de 7.612 agricultores devidamente inscritos, seguida por Araripina, com mais de 4.602 inscritos. Bodocó 4.500; Exu 1.995; Granito 854; Ipubi 3.429; Santa Cruz 2.867; Trindade 1.990 e Santa Filomena 1.884.

O programa Garantia Safra é executado através de uma parceria entre as prefeituras, a Secretaria de Agricultura Municipal, os sindicatos, os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável e o Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA). Essa parceria visa garantir a segurança financeira dos agricultores familiares em caso de perda de safra devido à seca ou outros problemas naturais.

A Regional do Araripe possui 10 municípios que participam ativamente do programa, além de contar com a representação do Instituto de Pesquisa em todos os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável e comissões de Garantia Safra. Os técnicos dos escritórios locais são responsáveis por emitir o CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) e realizar a inscrição dos agricultores no sistema do Garantia Safra.

Ao todo, a região do Araripe soma 29.733 benefícios devidamente inscritos para o Garantia Safra. É importante ressaltar que os agricultores que receberam o boleto têm até o dia 30 deste mês para efetuarem o pagamento. Caso ocorra perda de safra, o benefício só será recebido em 2025.

Além das informações referentes à Regional do Araripe, existem também dados a nível nacional sobre o programa Garantia Safra e a distribuição dos boletos. No mês de janeiro, todos os municípios da região executaram o programa, com exceção da cidade Moreilândia, e entregaram os boletos aos agricultores inscritos e credenciados para participarem do programa.

Para os agricultores, o Garantia Safra representa uma porta aberta para a resolução dos problemas causados pelas dificuldades e garantir o sustento de suas famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here