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Isso é Brasil prá frente: Nove anos depois e somente 50% da Transnordestina concluída

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Promessa de conectar a Região do Cariri ao município de Eliseu Martins (PI) e aos portos de Pecém (CE) e Suape, a malha, hoje, não liga nada a lugar nenhum.

Da Folha PE

No dia 6 de junho de 2006, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva desembarcava na cidade de Missão Velha, no Ceará, para anunciar o início da construção da Transnordestina. Nove anos após, a solenidade que reuniu políticos e animou empresários dos estados diretamente beneficiados pela ferrovia, Piauí e Pernambuco – além do cearense – o empreendimento atingiu apenas 50% de conclusão.

Promessa de conectar a Região do Cariri ao município de Eliseu Martins (PI) e aos portos de Pecém (CE) e Suape, a malha, hoje, não liga nada a lugar nenhum. Os 1.753 quilômetros de ferrovia, que cortará 83 cidades nordestinas, deveriam ser entregues em 2010, ao custo de R$ 4,5 bilhões.

Segundo o Governo Federal, a obra enfrentou dificuldades para avançar devido aos problemas com desapropriações. O atraso obrigou o Planalto a aumentar a concessão da malha à Transnordestina Logística S.A. em 30 anos, ou seja, a subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional poderá explorar até 2057.

O reajuste no cronograma, em 2013, provocou a remobilização dos canteiros, mesmo assim, o calendário do projeto incluído no Programa de Aceleração do Crescimento foi sendo esticado. Com o novo contrato assinado, em janeiro de 2014, já se falou na conclusão da Ferrovia Nova Transnordestina em setembro de 2014, junho de 2016, depois setembro de 2016, e mais recentemente diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres revelaram o início da operação para 2018.

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