Início Notícias GRE Sertão Alto Pajeú cria plano de ação para enfrentar desafios da...

GRE Sertão Alto Pajeú cria plano de ação para enfrentar desafios da educação na região

819

Nova gestora prometeu elevar os indicadores da regional

Foto: divulgação

Na última segunda-feira (6), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, empossou os profissionais que irão estar à frente das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado pelos próximos anos. Das 16 GREs, 11 tiveram seus gestores reconduzidos ao cargo por terem obtido as maiores pontuações na seleção e cinco – Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Mata Centro, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú – estão sob nova gestão.

Após a cerimônia de posse, realizada no Palácio no Campo das Princesas, no Recife, os gestores das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) seguiram para o município do Cabo de Santo Agostinho para participar da Semana de Acolhimento e Integração. Durante três dias de encontro, os gestores participaram de palestras, debates e dinâmicas de grupo com o objetivo de compartilhar e alinhar o plano de desenvolvimento, engajamento e desempenho de todas as gerências do Estado.

Com 42 escolas e cerca de 19 mil estudantes, a GRE Sertão Alto Pajeú iniciou o ano criando estratégias e alinhando ações para fortalecer o desempenho da regional nos indicadores educacionais. De acordo com a nova gestora da GRE, Maria do Socorro, elevar a proficiência das escolas e aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) são prioridades.                                                                              

“Uma das estratégias para superar esses desafios é fortalecendo a parceria entre estado e município, através de formação continuada e monitoramento de resultado de alfabetização e aprendizagem no ensino fundamental. Além disso, pretendemos ampliar o trabalho de conclusão de curso trazendo para o ensino médio e propor a formação continuada para a rede municipal junto aos coordenadores pedagógicos para que eles possam disseminar isso nas redes deles e a gente poder receber estudantes no ensino médio com condições melhores de aprendizagem”, destacou Socorro.

Os gestores que irão atuar em todas as regiões do Estado foram escolhidos através de um processo seletivo realizado com o projeto “Vem Pro Time”, uma nova forma de seleção para o preenchimento e desenvolvimento de cargos de liderança. Os gerentes regionais de Educação foram selecionados em um processo realizado em quatro etapas: inscrição no site do projeto (vemprotime.pe.gov.br); cadastro da titulação e experiências e realização de teste online sobre conhecimentos gerais; entrevista por competência; e banca de avaliação presencial.

Maria do Socorro atua na educação de Pernambuco há 27 anos e já foi professora de língua portuguesa, educadora de apoio, gestora escolar, chefe do Programa de Correção de Fluxo Escolar- Travessia Fundamental e coordenadora de desenvolvimento da educação. Em 2016, participou do processo seletivo para coordenadores gerais de Educação Integral e Profissional e ficou em 1° lugar. A partir de agora, a nova gestora da GRE Sertão Alto Pajeú tem a missão de dar continuidade aos planos e estratégias para a melhoria da educação dos 17 municípios jurisdicionados à gerência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here